Professor franco congolês ministra palestras na Unilab sobre linguística

Data de publicação  11/11/2013, 14:12
Jacky Maniack

Na próxima quarta (13) e quinta-feira (14), o professor Jacky Maniack, franco congolês, estará presente na Unilab, onde ministrará duas palestras. No dia 13, o tema é “A Linguística e a Comparação dos Povos Bantos”, das 16h às 18h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, aberta a todos os alunos e interessados. Já no dia 14, o convidado participará de um encontro com professores do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), das 9h às 12h, com o tema “Linguistica, Metodologia e Interdisciplinaridade”.

Jacky Maniack é chefe da seção de Etnomusicologia e Linguística do Museu Real da África Central em Tervuren (Bélgica), possui doutorado em Linguística pelo Instituto Nacional das Línguas e Civilizações Orientais (Paris, 2002). Tem experiência tanto na área da Linguística descritiva africana (línguas do Congo, Angola e Namíbia) como na Linguística comparativa (vocabulário cultural nas línguas bantu). Desde 2008, a pesquisa dele ampliou-se à herança Linguística africana na América (Brasil, Cuba, Jamaica, Antilhas e EU) com o objetivo de propor etimologias fundadas e refinadas.