Unilab comemora Dia da Independência de Angola com programações artísticas

Data de publicação  11/11/2013, 22:09

A Unilab comemorou nesta segunda-feira (11) o Dia da Independência de Angola com programações festivas que representam a cultura do país. As atividades aconteceram durante todo o dia, começando com um almoço de culinária típica no Restaurante Universitário (RU), ao som do DJ Manuel Geremeis (Angola), e continuando com apresentações artísticas que valorizam a história, assim como as tradições de Angola.

Esse é um momento de encontro com a cultura do país, através da música, da dança, da poesia e do teatro. Significativo para os estudantes nativos daquele país e gratificante para todas as pessoas, presentes, de diferentes nações que tiveram oportunidade de conhecer um pouco da tradição angolana representada na arte.

selecionada1

Dança Omboio

Dança Rebita

A Dança “Omboio” fez parte da programação, assim como a dança de salão “Rebita”, marcada como tradicional em casamentos. A dança de salão, em alguns momentos, é dançada entre homens, como forma de exibição de quem se apresenta melhor.

Dança de salão entre homens

selecionada8

Peça de teatro “Alembamento”

selecionada11

Peça de teatro “Alembamento”

Além disso, representando os festejos matrimoniais, foi apresentada uma peça de teatro com o tema “Alembamento”, a qual mostrou a trajetória de um casal perante a família, de acordo com a cultura angolana. Essa união tem valor apenas para as famílias dos noivos, não tendo valor jurídico. A encenação foi realizada por estudantes de diversos países, simbolizando a integração, como proposta da universidade.

Poesia “Angola”

O evento continuo com recitações de poesias, entre outras atividades, como por exemplo, exibições de vídeos documentários que retratam a cultura da Angola.

Público presente na homenagem ao Dia da Independência de Angola

Público presente

Um pouco de história

A República de Angola, um país da costa ocidental de África, foi colônia de Portugal até 1975. No dia 10 de novembro deste ano, foi proclamada a independência da Angola pelo Governo Português, mas ela só foi efetivada no dia seguinte, no dia 11 de novembro. A partir dessa época, os partidos políticos, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), dão início a uma guerra civil, que dura até 2002.

Angola é hoje o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. A economia do país tem crescido fortemente, mas o índice de corrupção é um dos mais altos do mundo e o Desenvolvimento Humano é ainda baixo.