Encontro na Unilab abordará o tema “Raça e política na África”

Data de publicação  20/11/2013, 09:54

debate-unilab-raca-e-politica

Na próxima sexta-feira (22), às 16h, os professores Fábio Baqueiro Figueiredo, do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, e Valdemir Zamparoni, da Universidade Federal da Bahia, participarão de uma roda de conversa sobre o tema “Raça e política na África: do colonial ao pós-independência”. O encontro ocorrerá na Sala 04 do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção.

A conversa abordará as implicações políticas das diversas categorizações raciais em vigor nos espaços submetidos à colonização portuguesa na África, especialmente Moçambique e Angola, e os sentidos que diferentes grupos sociais imprimiram a essas categorias em diferentes momentos históricos, desde a implantação da administração colonial até as lutas de libertação nacional que resultaram na independência.

Valdemir Zamparoni

É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Lisboa (2008-9). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduaçao em História e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, no Centro de Estudos Afro-Orientais, ambos da Universidade Federal da Bahia, Professor dos Mestrados em História da África e de Angola na Universidade Agostinho Neto (Angola) 2008/9; e membro do conselho consultivo da Casa das Áfricas (São Paulo). Tem experiência na área de História, Antropologia, Teoria e Metodologia da Investigação, com ênfase em Estudos Africanos, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Moçambique, colonialismo, racismo, gênero e ideologia.

Fábio Baqueiro Figueiredo

Tem doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. É professor da Unilab e vem dedicando-se à área de História da África, com ênfase na segunda metade do século XX, e nas questões teóricas mais gerais envolvendo o conhecimento acadêmico sobre espaços não ocidentais e suas implicações políticas e sociais contemporâneas. Tem sido responsável pela tradução de artigos acadêmicos especializados sobre África, o mundo atlântico e a crítica pós-colonial, publicados em periódicos ou coletâneas brasileiras. Tem-se dedicado ainda à publicação de materiais didáticos e instrucionais, voltados principalmente para professores da rede pública de ensino, com vistas à implementação da Lei 10.639/2003.