Projeto de Extensão debate filme “Meu Coronel” na próxima sexta-feira (29)

Data de publicação  26/11/2013, 15:46

Cartaz filme 1

O Projeto de Extensão “Cinema, Sociologia e Política para a Comunidade”, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate filme “Meu Coronel”, na próxima sexta-feira (29), das 14h às 18h, no anfiteatro.

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

O Projeto de Extensão é coordenado pelo prof. Sebastião André Filho.

Resumo do filme “Meu Coronel”

O coronel reformado Duplan é encontrado morto em Paris. O tenente Galois, encarregado da investigação, recebe do assassino o diário do tenente Guy Rossi, que serviu sob o comando do coronel na guerra de independência da Argélia, em 1956. As revelações do diário vão muito além de dizer quem é o assassino: revelam processos legais e psicológicos que tentaram transformar o jovem oficial em torturador. O diário reacende as discussões sobre os crimes de guerra cometidos com a aprovação silenciosa de autoridades civis durante o período da dominação estrangeira no Norte da África.