Projeto Café com Letras discute as metodologias de pesquisas em Linguística

Data de publicação  03/12/2013, 10:00

No dia 06 de dezembro, às 16h30, o Projeto de Extensão Café com Letras terá a presença da pós-doutoranda da Universidade Federal do Ceará (UFC), Meire Virgínia Cabral Gondim, que discutirá o tema “Modelo Cognitivo e Processo de Referenciação: Construção teórico-metodológica para compreender as concepções de violência em jovens brasileiros e franceses’’.

A palestra tem como objetivo discutir os procedimentos teórico-metodológicos envolvidos na realização de investigações no campo da Linguística e apresentar os caminhos traçados para o desenvolvimento de uma pesquisa de Doutorado neste campo de conhecimento. A tese da convidada, defendida em 2012, teve como objetivo investigar as concepções de violência emergentes no discurso de jovens de 11 a 13 anos, estudantes de duas escolas situadas nas cidades de Fortaleza e de Libourne, na França, à luz da Linguística Cognitiva e, atualmente, em interface com a Linguística Textual.

Meire-Virgínia-Cabral-Gondim

Meire Virgínia Cabral Gondim

Meire Virgínia Cabral Gondim é doutora em Linguística pela UFC (2012). Realizou parte de seu Doutorado na Universidade Michel de Montaigne Bordeaux 3, na França. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialização em Psicopedagogia pela UFC e mestrado em Educação (UFC). Atualmente está desenvolvendo o seu Pós-Doutorado no domínio da Linguística Textual, especificamente nas interfaces Referenciação e Cognição. É integrante do Grupo de Estudos sobre a Linguagem e o Pensamento (GELP/COLIN) e do PROTEXTO, ambos pertencentes a UFC.