Projeto de Extensão debate filme “Feliz Natal” nesta sexta-feira (20)

Data de publicação  17/12/2013, 10:08

feliz-natal

O Projeto de Extensão “Cinema, Sociologia e Política para Comunidade” debaterá nesta sexta-feira (20) sobre o filme “Feliz Natal”, às 14h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade. A discussão sobre os principais temas abordados no filme será realizada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-vice-presidente do CNPq, Manuel Domingos Neto.

Esta iniciativa, coordenada pelo professor do Instituto de Humanidades e Letras, Sebastião André Alves de Lima, tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, o projeto se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Sobre o filme

Feliz Natal conta a verdadeira história da trégua de véspera de Natal declarada pelas tropas escocesas, francesas e alemãs nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Os inimigos deixam suas armas por uma noite, se juntam em fraternidade e esquecem as brutalidades da guerra. Tal inusitado evento, repleto de significados sociais e culturais, inspirou inúmeras obras, raras traduzidas para o português. Modris Eksteins aponta, em “Rites of Spring”, a Primeira Grande Guerra como um dos principais acontecimentos que definiu o nascimento da Era Moderna, em particular a Noite de Natal no “front” na “terra de ninguém”.