Pibid/Unilab leva professores do Ensino Médio de Redenção para intercâmbio em Portugal

Data de publicação  08/01/2014, 15:32
pibid-destaque

A Unilab teve seu Projeto Institucional (PI) do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (PDPP) aprovado. Essa aprovação é expressão do trabalho coletivo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com apoio institucional da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O projeto em atendimento ao Edital Nº 074/2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é concebido como instrumento para fortalecer a articulação da universidade com a educação básica do Maciço do Baturité. A proposta que concorreu com outras de todo o Brasil, resultou na aprovação de dois professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor Brunilo Jacó, do município de Redenção, fazer intercâmbio em Portugal. Essa iniciativa busca uma melhoria da qualidade do ensino público na região, onde a Unilab é localizada.

Os professores Adelane Silveira e Marcos Deyvid, ambos bolsista do Pibid, vão para a Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, respectivamente. De acordo com a prof. Adelane Silveira, “com o PDPP terei a oportunidade de vivenciar uma experiência de desenvolvimento profissional em outro país. Irei contribuir para ampliar a visão de mundo dos professores que atuam na rede pública de ensino da região, assim como vou compartilhar as metodologias de ensino e avaliação desenvolvidas durante o curso em Portugal. Ainda segundo ela, “desde quando li o edital fiquei interessada em participar por perceber a tamanha importância não só para a Unilab, como também para minha vida profissional”.

Para a coordenadora de gestão do PIBID, profª Ana Paula Caiado, “a aprovação de nosso PI no PDPP foi uma grande conquista e vem contribuir, não somente para o fortalecimento do PIBID, como também para o desenvolvimento da educação no Maciço do Baturité. Estamos na expectativa de que esta experiência impacte positivamente nas ações realizadas em parceria com as escolas, principalmente naquilo que tange à integração e a interculturalidade”.

2

Coordenadora do Pibid, Jaqueline Freire, e os professores Marcos Deyvid e Adelane Silveira, em reunião com a coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE – Baturité), Jucineide Fernandes.

Coordenadora do Pibid, Jaqueline Freire; professor Marcos Deyvid; coordenadora do CRED, Jucineide Fernandes; e prof. Adelane Silveira.

Em reunião com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE – Baturité), na última quarta-feira (08), o prof. Marcos Deyvid disse ser uma oportunidade ímpar e de grande responsabilidade. Ainda segundo ele, “o desafio vai ser aprender o máximo que puder no exterior e depois compartilhar com os professores da região”. Para a coordenadora do CREDE, Jucineide Fernandes, “essa parceria com a Unilab proporciona um fortalecimento da Educação Básica com o Ensino Superior. Essas iniciativas melhoram a Educação do Maciço do Baturité”. De acordo com a coordenadora do Pibid na Unilab, profª. Jaqueline Freire, “a parceria da universidade com a Secretaria de Educação do Estado é importante para a consolidação institucional da Unilab e para a articulação da Educação Superior e Básica. A experiência desse programa é importante para a melhoria da qualidade da educação pública no Maciço do Baturité, além de criar oportunidades de internacionalização da Educação Básica”.

A equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) esteve presente na reunião representada pelo prof. Américo Souza, pró-reitor de graduação em exercício, e Veríssimo Nascimento, coordenador de Assuntos Educacionais. Na oportunidade, foi discutido também os preparativos para a viagem dos professores à Portugal.