Aberta inscrições de 17 a 21 de janeiro para participar da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária (Inteesol)

Data de publicação  16/01/2014, 17:32

A Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) lança a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária (Inteesol/Unilab). Essa é uma proposta de extensão e desenvolvimento tecnológico que prevê atender a comunidade interna e, principalmente, externa no que se refere à formação em economia solidária, educação ambiental, arte e cultura, organização da produção solidária, comercialização solidária, gênero, consumo ético e solidário e finanças solidárias.

O projeto é coordenado pela profª. Clébia Silva e envolve três institutos: o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O projeto busca em suas diversas ações integrar o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Inteesol/Unilab trabalhará com coletivos sociais, étnicos e raciais excluídos das políticas públicas no Brasil e nos países parceiros da universidade. A metodologia de ação está vinculada a sete eixos estratégicos: Educação e Formação; Administração e Comunicação; Produção e Comercialização; Arte e Cultura; Consumo Ético e Solidário; Inclusão Financeira e Microfinanças Solidárias; e Fortalecimento da Política e do Marco Legal da Economia Solidária. Os eixos se articulam entre si e cada um possibilita uma intervenção que envolve temas transversais e inerentes à disseminação da proposta da economia solidária em interação com processos educativos.

A incubadora está pautada na educação popular e na relação do saber científico com o saber empírico. Suas ações iniciarão com quatro empreendimentos solidários: 1) uma experiência em rede com grupos de mulheres e homens de práticas não agrícolas de áreas rurais e urbanas; 2) um grupo de jovens vinculados a uma experiência de processamento e beneficiamento da agricultura familiar; 3) um grupo de mulheres atuante no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal; 04) uma Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar. Esse projeto conta com a participação direta de cinco professores pesquisadores, dois pesquisadores (a) bolsistas e cinco discentes.

Estudantes interessados em participar estão sendo disponibilizadas 05 (cinco) bolsas no valor de R$ 550,00. As inscrições estão abertas de 17 a 21 de janeiro e podem ser realizadas na coordenação do Curso de Agronomia, das 09h às 16h.

Confira o Edital abaixo com todas as informações:

Edital de seleção bolsista de extensão no país – EXP/CNPq – Projeto de Pesquisa Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária – (Inteesol-Unilab) – Processo nº 409999/2013-0