Calouros estrangeiros participam de troca de experiência e diálogo intercultural

Data de publicação  30/01/2014, 15:28

selecionada3

Na última terça-feira (28) foi realizado no auditório do Campus da Liberdade o projeto “Círculo de Chegada e Boas-Vindas”, atividade de acolhida dos calouros estrangeiros. A ação foi mediada pelos psicólogos do Núcleo Interdisciplinar de Atenção às Subjetividades (NIAS), vinculado à Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), e da Coordenação de Saúde e Bem Estar (Cosbem), vinculada à Pró-reitoria de Administração (Proad).

circulo-de-boas-vindas-psicologos-estudantes-estrangeiros2

A ação criou um espaço de troca de experiências e diálogo intercultural entre os calouros estrangeiros a respeito das questões surgidas no contexto de partida de seus países de origem e de chegada ao Brasil e ao Ceará. Os estudantes puderam compartilhar suas primeiras impressões, sonhos, choques culturais, saudades, compromissos pessoais e coletivos e sobre a questão de retorno ao país para contribuir com seu desenvolvimento. Para promover os diálogos, foram exibidos os curtas-metragens “Identidades em trânsito” e “Zoom” e apresentada a letra da canção “Quatro graus”, todos trazendo a temática de saída de sua pátria. O momento também foi de aproximação entre os estudantes estrangeiros recém-chegados e os veteranos que participaram das atividades. No mesmo formato, foi realizado também outro encontro no último dia 16 de janeiro.

circulo-de-boas-vindas-psicologos-estudantes-estrangeiros1

Psicólogos (a): Luana Rego; Wesley Medonça; e Osvaldo Martins.

O NIAS e a Cosbem disponibilizam ao longo de todo o ano o serviço de atendimento psicológico extensivo a todos os estudantes da Unilab. Para solicitar atendimento, basta acessar no portal da Unilab a Área do Estudante, item Atendimento Psicológico (Marcação de Atendimento).