VII Mostra Internacional de Cinema Africano acontecerá na Unilab e na UFC

Data de publicação  31/01/2014, 12:13
hospedes-da-Noite-Licinio-Azevedo-unilab

Imagem do filme “Hóspedes da Noite”, do cineasta moçambicano Licínio Azevedo (Foto: Divulgação)

De 10 a 17 de fevereiro, ocorrerá em Fortaleza e em Redenção a VII Mostra Internacional de Cinema Africano. Os filmes serão exibidos de 10 a 14 de fevereiro, a partir das 16h, na Casa Amarela, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de 15 a 17 de fevereiro, a partir das 15h, no Auditório e no Anfiteatro do Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção. A entrada é gratuita. Os estudantes da Unilab que queiram assistir aos filmes em Fortaleza devem preencher uma Ficha de inscrição on-line para solicitação de transporte.

Filme "Saudade do Futuro", do cineasta Cesar Paes

Filme “Saudade do Futuro”, do cineasta Cesar Paes (Foto: Divulgação)

Durante a exibição dos filmes, haverá debates com convidados, dentre eles estão os professores da Unilab: Bas’llele Malomalo, Carla Susana Abrantes, Carlindo Fausto, Ivan Maia, Larissa Gabarra, Luís Tomás Domingos, Maria Nazaré Penna, Túlio Muniz e Vera Rodrigues. Também participarão os docentes da UFC, Eurípedes Funes, Frank Ribard, Idalina Freitas e Sandra Petit; da PUC-SP, Eduardo Estevam; da Faculdade Ateneu, Hilário Sobrinho; e o representante da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), João Paulo Pinto Có.

A mostra contará também com a realização de oficina sobre produção de documentário, ministrada pelo produtor e cineasta, César Paes. Os encontros acontecerão nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 14h às 16h, no Auditório do Departamento de História da UFC. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mostradecinemaafricano@gmail.com, informando o nome do participante e a instituição a qual pertence. Não haverá transporte da Unilab de Redenção a Fortaleza no horário da oficina.

A projeção dos filmes será realizada pela produtora francesa independente, Laterit, e por produtores africanos. A Mostra pretende abordar, de maneira diversa e a partir de diferentes realidades do continente africano, a temática do multiculturalismo como modo de entrever a complexidade das tradições vivas, presentes na linguagem dos cinemas africanos.

A relação completa dos filmes que serão exibidos está disponível no LINK.

Mais informações no site do evento.