Historiador lança livro sobre o município de Pacoti na Quarta Cultural Maciço de Arte

Data de publicação  17/02/2014, 10:49

livro-pacoti-historia-e-memoria

O historiador Francisco Levi Jucá Sales lançará, na Quarta Cultural Maciço de Arte deste dia 19, o livro “Pacoti, História & Memória”. A obra é resultado de uma pesquisa histórica, com iconografia e manuscritos inéditos, que narra sobre o passado do município de Pacoti, localizado na Serra de Baturité, no Ceará. A apresentação do livro será realizado pelo vice-reitor Fernando Afonso Ferreira. O evento, que acontece às 18h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade da Unilab, é uma articulação do Instituto de Humanidades e Letras e do Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Ao longo de oito capítulos, o livro aborda diversos temas como educação, economia, saúde e formação sociocultural do município a partir do século XIX, quando acontece a formação do povoado da Pendência durante o ciclo do café serrano que daria origem à cidade de Pacoti.

Francisco Levi Jucá Sales é natural de Fortaleza e mora em Pacoti, onde desenvolve projetos de pesquisa histórica e de educação e preservação patrimonial. É presidente da Associação Cultural SEMPRE (Segmento de Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité), em que realiza palestras, oficinas e minicursos sobre a temática da memória com ênfase na organização e preservação técnica de documentos históricos. Foi cofundador e diretor do Arquivo Público Municipal José Audísio de Sousa, de Pacoti. É licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é professor da rede pública estadual.

Livro: “Pacoti, História & Memória”

Editora Premius, 2014

331 páginas.