CABO VERDE – País adota estratégia para acesso à Internet de banda larga

Data de publicação  20/02/2014, 10:52

banderia-caboverde

Praia – Acontece desde o último dia 19 na cidade de Praia, em Cabo Verde, o evento “Estratégia Nacional para Banda Larga – Cabo Verde na Autoestrada do Conhecimento“. Deste encontro, que teve o primeiro-ministro José Maria Neves na abertura, deverão sair as recomendações que irão subsidiar o documento final que será aprovado pelo Governo.

O encontro é um “projeto âncora” do Programa Estratégico para a Sociedade de Informação, que tem como objetivo possibilitar em Cabo Verde a progressão de dois vetores-chave: a conectividade e a acessibilidade.

Em Cabo Verde, a Internet, conjuntamente com outras Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), vem ganhando importância na sociedade, tendo os indicadores recentemente publicados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), que coloca Cabo Verde numa posição privilegiada a nível mundial e do continente africano.

De fato, Cabo Verde está entre os 10 países africanos com maior taxa de penetração do uso da Internet, ocupando o sétimo lugar com 34,7%, atrás de Marrocos (55%), das ilhas Seicheles (47,1%), do Egito (44,1%), da África do Sul (41,0%), da Tunísia (41,4%), das Ilhas Maurícias (41,4 %), mas à frente da Nigéria (32,9%), do Sudão (21,0 %) e do Senegal (19,2%). Estes dados foram divulgados no dia 07 de outubro de 2013, no relatório anual das TIC da UIT, intitulado “Medindo a Sociedade de Informação 2012”.

No relatório de 2011, a taxa de penetração da Internet em Cabo Verde era de 32,0%. O arquipélago cabo-verdiano tem registrado um aumento considerável da sua taxa, passando de 1,6% em 2000 para 20% em 2008. De 2011 a 2012, a mesma subiu para 2,7%.

Estes indicadores se explicam, em parte, pela aposta do país na garantia da acessibilidade para todos, nomeadamente, através do Projeto Konekta, que tem possibilitado o acesso gratuito à Internet em mais de 38 praças digitais já existentes e espalhadas por todo o país.