O filme “A Solução Final” será debatido nesta sexta-feira (28)

Data de publicação  25/02/2014, 09:19

A Solução Final

Os Projetos de Extensão “Cinema, Sociologia e Política para a Comunidade” e “Cinema e Filosofia na Unilab”, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debatem o filme “A Solução Final”, nesta sexta-feira (28), das 15h às 17h30, na Sala 01 do Bloco Didático do Campus da Liberdade.

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social. Este projetos são coordenados pelos professores Sebastião André Alves de Lima e Ramon Capelle.

Sobre o filme “A Solução Final”

É baseado nas confissões finais feitas por Adolf Eichmann, antes de sua execução em Israel. Capturado pelo serviço secreto da Argentina quinze anos após o final da Segunda Guerra Mundial, Eichmann era o homem mais procurado do mundo. Em suas confissões Eichmann relata que foi o arquiteto do plano chamado de Solução Final de Hitler. Enquanto todos aguardavam pela condenação do executor chefe nazista, o capitão israelense Avner Less, cujo próprio pai falecera em um campo de concentração, é o responsável pela dura tarefa de arrancar toda a verdade de Eichmann. O resultado desta batalha mental entre dois homens e o passado foi à transformação de toda uma nação.