Mestrado da Unilab é contemplado com 4 bolsas da Funcap e 03 bolsas da Capes

Data de publicação  28/02/2014, 14:42

LOGO MASTS - DESTAQUE SITE

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Edital nº 15/2013 – Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – modalidade: mestrado e doutorado. O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), realizado pela Unilab, foi contemplado com 04 bolsas. Além dessas bolsas disponibilizadas pela Funcap, o Mestrado Acadêmico da universidade terá mais 03 bolsas ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O edital das bolsas será divulgado após o resultado final da seleção do mestrado. As bolsas serão destinadas aos candidatos aprovados que possuam o perfil exigido no edital e serão concedidas de acordo com a ordem de classificação. As inscrições para o Mestrado Acadêmico estarão abertas entre os dias 06 e 28 de março, na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, de 8h a 11h30min e de 14h a 16h30min. Serão aceitas inscrições pelo serviço postal, desde que a documentação tenha sido postada até o dia 28 de março e recebida até o dia 07 de abril de 2014. Ao todo serão disponibilizadas 15 vagas, sendo 40% destas reservadas para a Cota Ação Afirmativa, destinada a candidatos brasileiros autodeclarados negros ou indígenas.

A duração das bolsas é de até 12 meses. Os valores são de R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00 para mestrado e doutorado, respectivamente.

Sobre o Programa de Bolsas de Formação Acadêmica da Funcap

No total, serão concedidas 616 cotas de bolsas de mestrado e outras 350 de doutorado. As bolsas serão concedidas pela Fundação sob a forma de cotas institucionais aos programas de pós-graduação.

A Funcap está realizando um aumento nas cotas com o objetivo de atender, ainda que parcialmente, aos cursos novos de mestrado e doutorado e à expansão dos demais cursos. Entretanto, por restrições orçamentárias, a Funcap, excepcionalmente, não implementará novas bolsas em março. Ou seja, em março serão feitas apenas as renovações de bolsas, enquanto que as cotas plenas estarão à disposição dos cursos a partir do mês de abril.

O Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – modalidade: mestrado e doutorado objetiva fortalecer o ensino de Pós-Graduação no Ceará, na sua quantidade, diversidade e qualidade, visando prover o estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e para a inovação, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

Para 2014, 81 programas de pós-graduação solicitaram cotas de bolsas de mestrado e 56 solicitaram cotas de bolsas de doutorado. No total, foram solicitadas 1.062 bolsas de mestrado e 649 de doutorado. No ano passado, a Funcap concedeu aos programas cearenses 592 bolsas de mestrado e 303 de doutorado. Mais de 80 programas de pós-graduação foram beneficiados com bolsas da Fundação.