Filme “Amistad” será debatido nesta quinta-feira, às 15h

Data de publicação  17/03/2014, 09:14

Cartaz-filme-amistad-icone-pequeno

Os Projetos de Extensão “Cinema, Sociologia e Política para a Comunidade” e “Cinema e Filosofia na Unilab”, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debatem o filme “Amistad”, nesta quinta-feira (20), às 15h, no Anfiteatro da Unilab.

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Os Projetos de Extensão são coordenados pelos professores Sebastião André Alves de Lima e Ramon Capelle.

Resumo do filme “Amistad”

Baseado em um evento real, este filme relata a incrível história de um grupo de escravizados africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravizados são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelos diretos básicos de toda a humanidade… liberdade.