Convidada do Projeto Café com Letras discutirá o tema da mulher negra na literatura norte-americana

Data de publicação  20/03/2014, 09:53

CAFE-COM-LETRAS-destaque

Nesta sexta-feira (21), a professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dolores (Lola) Aronovich, ministrará a palestra “A mulher negra na literatura norte-americana“, na programação do Projeto de Extensão Café com Letras. O encontro ocorrerá às 16h30 no auditório do Campus da Liberdade da Unilab.

Professora Lola Aronovich

Durante a palestra, serão abordadas algumas importantes escritoras negras, abrangendo vários gêneros, e focando em algumas de suas principais obras: das poetas Lucille Clifton (1936-2010) e Nikky Finney (1957-), os poemas “Wishes for sons” e “O Clitóris”; da dramaturga Lorraine Hansberry (1930-1965), a peça clássica A Raisin in the Sun (1959); e das romancistas Toni Morrison (1931-), e Alice Walker (1944-), as obras “O Olho Mais Azul” e “A Cor Púrpura”, respectivamente. Segundo a convidada, já tem algumas décadas que o cânone literário não pode mais ignorar as escritoras negras norte-americanas. Por mais que seja possível agrupá-las num movimento que luta contra opressões de raça, gênero, e orientação sexual, essas grandes escritoras têm estilos marcantes e diversificados.

Sobre a palestrante

Lola Aronovich é professora de Literatura em Língua Inglesa na UFC. É mestre e doutora em Letras: Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em literatura e cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, feminismo, ironia, crítica, Shakespeare studies, teoria de performance. É autora do blog Escreva Lola Escreva (http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/).