Sarau de poesias e lançamentos de livros fazem parte da programação da Quarta Cultural (02)

Data de publicação  31/03/2014, 10:12
Coletânea Ogum's Toques Negros

Coletânea Ogum’s Toques Negros

A Quarta Cultural deste dia 02 de abril destaca a linguagem literária. A programação iniciará às 18h com o lançamento do livro “Morte na cama: da tragédia humana ao talento profissional e político” (2014), uma obra de ficção do autor José Amilton Cavalcante da Silveira. Na ocasião, o escritor vai apresentar a proposta do livro.

Em seguida, às 18h30, acontecerão o sarau de poesias negras e o lançamento da “Coletânea Ogum’s Toques Negros”. Durante a programação, serão lidos alguns poemas da obra e haverá um bate papo sobre o coletivo Ogum’s Toques. O evento, que será realizado no Anfiteatro do Campus da Liberdade, é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Sobre os livros:

“Morte na Cama – Da Tragédia Humana ao Talento Profissional e Político”

“Morte na Cama – Da Tragédia Humana ao Talento Profissional e Político” (2014), escrita por José Amilton Cavalcante da Silveira, é uma obra de ficção que tem como protagonistas Helena Travassos e Dr. Ricardo. Ela, nascida em Baturité, eleita rainha do estudante de sua escola e descoberta por um estilista, tornou-se modelo profissional rica e famosa, conquistando o Brasil e o mundo com sua a beleza. Ele, natural do interior de Pernambuco, filho de um modesto fazendeiro, galgou riqueza e poder como empresário bem sucedido. Helena e Ricardo se apaixonam e iniciam um relacionamento. A modelo também envolve-se com Roberto, um cafetão, que vive de explorar mulheres ricas e enganá-las com uma lábia de exímio conquistador. Nesse triângulo amoroso, o empresário é assassinado e sua morte cria um suspense até os últimos capítulos.

José Amilton Cavalcante da Silveira, nascido há 27 de maio de 1950, em Baturité, Ceará, fez seus primeiros estudos no Colégio Salesiano Domingos Sávio. Formou-se em Letras pela Universidade Estadual do Ceará com especialização e Gestão Escolar e Informática Educativa. O autor também tem publicada a obra “Retalhos de Mim” (1999).

Coletânea Ogum’s Toques Negros

A coleção literária é composta por textos de escritores negros e negras brasileiros sobre o universo das tradições de matriz africana. Com obras de 19 autores a coletânea remete a ancestralidade a partir do ponto de vista religioso e/ou político. De acordo com o organizador da obra, Alex Ratts, uma grande parte dos poemas consiste numa escrita de si, mas não necessariamente autobiográfica.

Ogum’s Toques Negros – Coletivo de escritores negros foi criado em 2012 com o objetivo de promover a cultura negra. Inicialmente, tratava-se de uma página virtual (de 2011) de Guellwaar Adún, que ao escrever o que nomeou de nano contos, atraiu a atenção de um público apaixonado por poesias além de outros literários. Hoje, a iniciativa aposta na divulgação da literatura negra a partir das mídias sociais e repercute não apenas em espaços virtuais, mas também em encontros presenciais com lançamentos de livros e rodas de conversas entre os que acreditaram na proposta.

Confira a página do coletivo: https://www.facebook.com/OgumsToques.