Professor Rodrigo Ordine discute o tema “Literatura de Testemunho” no Café com Letras

Data de publicação  09/04/2014, 09:28

CAFE-COM-LETRAS-destaque

Nesta sexta-feira (11), às 16h30, no Auditório do Campus da Liberdade, o professor do Instituto de Humanidades e Letras ministrará a palestra sobre o tema “Literatura de Testemunho”, na programação do Projeto de Extensão Café com Letras.

Resumo da palestra

Os eventos catastróficos do século XX envolveram um grande número de indivíduos que, sobrevivendo a situações limítrofes, sentiram a necessidade de relatar suas experiências em forma de narrativas. Assim, o conjunto de obras literárias que procurou se dedicar ao registro dessas experiências passou a ser chamado de Literatura de Testemunho. Nessa área, as vozes de narradores traumatizados debatem as possibilidades de ressignificação do trauma e, muitas vezes, a busca pela cura, pelo apaziguamento das dores. Contudo, já neste Século XXI, a concepção de trauma e de testemunho passou por revisitações, indicando alterações epistemológicas importantes, em especial no próprio ideário de testemunho. A pergunta que se constrói, então, é: como e por que narrar o testemunho de realidades cotidianamente traumáticas?

Sobre o palestrante:

Professor Rodrigo Ordine

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-2002) e Mestrado em Letras (Estudos da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2005), quando pesquisou intersecções literárias entre Brasil e África, tendo como pano de fundo teorias da pós-colonialidade e processos de construção de identidades. No ano de 2004, frequentou a Brown University (Providence, RI – EUA) como Visiting Researcher Scholar, onde desenvolveu pesquisas ligadas à sua dissertação de Mestrado. Obteve Doutorado em Letras (Estudos da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2012), propondo um estudo inter-relacional entre literatura, estudos da memória e sociologia do conhecimento.