Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab recebe primeira comissão de avaliação de reconhecimento de curso

Data de publicação  10/04/2014, 15:32
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Destaque reconhecimento agronomia

Nos dias 14 e 15 de abril, a Unilab receberá uma comissão de dois avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do processo de avaliação e reconhecimento do curso de Agronomia. A visita será acompanhada pela coordenação do curso, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pela Diretoria de Regulação, Indicadores Educacionais e Avaliação.

Esta é a primeira avaliação externa da Unilab. Avaliações internas já vêm sendo feitas através da autoavaliação institucional, organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e das autoavaliações dos cursos. Estes documentos também serão analisados pela Comissão de especialistas do Inep no decorrer destes dois dias.

O processo de reconhecimento ocorre entre 50% e 75% da integralização do curso, quando a primeira turma entra na segunda metade da graduação. Esse procedimento é condicionante para emissão dos diplomas de conclusão do curso. Durante estes dois dias, serão avaliadas as dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A programação da visita iniciará às 08h do dia 14 com uma reunião aberta na videoconferência do Campus da Liberdade em que estará presente a reitora Nilma Gomes, a pró-reitora de Graduação, Andrea Linard, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Barbosa, a diretora de Regulação, Indicadores Educacionais e Avaliação, Socorro Maia, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Aleixo, o coordenador da Agronomia, Ciro de Miranda, e professores do curso. Na ocasião, será apresentada a universidade e o curso avaliado. Às 10h, está prevista uma visita à Fazenda Experimental da Unilab, situada na comunidade Piroás.

À tarde, eles conhecerão as instalações do Campus da Liberdade, onde funciona o curso de Agronomia, e as obras do Campus das Auroras. Em seguida, a comissão realizará reuniões separadamente com diferentes grupos da comunidade acadêmica, tais como: com o Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE), com estudantes, com professores e com Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Na terça-feira (15), a equipe analisará, os documentos institucionais e específicos do curso, tendo como referencia o instrumento de avaliação de curso. Após esse momento, a comissão fará o registro de dados quantitativos e qualitativos no Sistema e-MEC, em que será gerada uma nota de reconhecimento do curso, cujo valor atribuído será de 01 a 05.

A visita da Comissão será encerrada na terça-feira (15) à tarde em uma reunião com a equipe da Unilab.

Nestes meses de abril e maio, também será realizado o processo de avaliação para o reconhecimento de outros cursos da Unilab, como Letras – Língua Portuguesa (de 23 a 26 de abril), Administração Pública (de 04 a 07 de maio) e Enfermagem (de 11 a 14 de maio).

Categorias