GUINÉ-BISSAU – Eleições transcorrem sem incidentes graves

Data de publicação  15/04/2014, 11:16

banderia-guinebissau

Cerca de 770 mil guineenses foram às urnas para escolher um novo presidente e eleger os 102 deputados da Assembleia Nacional. Resultado final deve sair em uma semana.

Como previsto, as urnas fecharam às 17h (horário local) nas eleições gerais deste domingo (13/04) na Guiné-Bissau. A votação decorreu sem incidentes, de acordo com várias fontes ligadas ao processo eleitoral. Também de acordo com fontes das diferentes missões de observação eleitoral no país, tanto na capital como no interior foram detectados apenas pequenos problemas que não afetaram a votação.

A Comissão Nacional de Eleições deverá apresentar os resultados definitivos das eleições dentro de uma semana. Os primeiros resultados devem sair ainda nesta quarta-feira (16).

Eleitores aguardavam sua vez de votar em Bissau.

No dia da votação, a cidade de Bissau acordou por volta das 5h, com as ruas cheias de pessoas que procuravam desesperadamente as suas mesas de voto, como foi o caso de Bacar Mané. “Vim às 5h e fiquei à espera por um bom tempo para poder exercer o meu direito cívico. Foi difícil, mas consegui votar”, comentou.

Dados avançados pela Comissão Nacional de Eleições indicam que a taxa de participação deverá oscilar entre 60% a 70%, uma das “mais significativas” na história do país. Foram 2.983 mesas de voto no território nacional e 28 no exterior. Todas abriram por volta das 7h e fecharam às 17h.

Cada eleitor teve a oportunidade de preencher dois boletins de voto, com 13 candidatos presidenciais e 15 partidos que concorreram para as legislativas, que mais tarde constituirão a Assembleia Nacional Popular, de 102 assentos.

Resultado Preliminar

Nas presidenciais, o candidato do PAIGC, José Mário Vaz, foi o mais votado, mas ficou abaixo dos 50% necessários para assumir o cargo, sendo necessária uma segunda volta, marcada para 18 de maio, com o candidato independente Nuno Nabiam. O PAIGC venceu as eleições legislativas com maioria absoluta, mantendo assim o domínio do parlamento, mas perde lugares em relação às últimas legislativas, de 2008, baixando a representação de 67 para 55 deputados.

Fonte: Deutsche Welle.