CABO VERDE – Câmara de Turismo reforça segurança alimentar em restaurantes das Ilhas do Sal e da Boa Vista

Data de publicação  29/04/2014, 11:18

banderia-caboverde

A Câmara do Turismo de Cabo Verde (CTCV) começou no fim desta semana a implementar um projeto que pretende aumentar a qualidade e segurança alimentar em restaurantes, pub’s e bares, com destaque para os estabelecimentos nas ilhas do Sal e da Boa Vista, que recebem o maior número de turistas que visitam o arquipélago. De acordo com a CTCV, este projeto, denominado “Cafesafety”, visa oferecer maior segurança alimentar aos consumidores e começou a dar os primeiros passos no dia 18 de abril. A iniciativa pretende abarcar, inicialmente, cerca de 45 restaurantes.

A implementação do projeto, co-financiado pelo Fundo de Solidariedade Social para o Turismo, terá, numa primeira fase, uma duração de 12 meses. A CTCV refere que os restaurantes serão avaliados mediante critérios previamente definidos, sendo-lhes garantidas o respectivo certificado.

Depois da avaliação das unidades certificadas passarão a integrar uma Rede de Restaurantes que terá um logotipo próprio com base na sigla “Cafesafety” que passará a ser divulgado enquanto marca de referência de qualidade e de confiança. Essa rede terá o seu site, um livro-guia oficial que identifica os restaurantes.

A CTCV esclarece que a iniciativa para a criação do projeto “Cafesafety” resulta da necessidade dos restaurantes locais em respeitarem as normas internacionais de higiene e segurança na confecção de alimentos e no serviço aos clientes, comumente conhecidas como Normas HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), que traduzido em português significa: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (APPCC).

Fonte: A Semana – Cabo Verde