Grupo Formosura de Teatro apresenta o espetáculo Boi Estrela

Data de publicação  12/05/2014, 11:04

boi estrela

O Grupo Formosura de Teatro apresenta nesta Quarta Cultural Maciço de Arte, dia 14, o espetáculo Boi Estrela. A peça ocorrerá às 18h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção. A atividade é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), através do Projeto de Extensão Quarta Cultural Maciço de Arte, em parceria com o Projeto Arte Retirante do Centro Cultural Banco do Nordeste. Evento aberto ao público. Classificação: Livre.

boi estrela 2

A encenação é baseada numa pesquisa realizada pelo grupo sobre o boi no Ceará. Nesta fábula nordestina, Mateus, capataz de confiança do poderoso Capitão Melancia, recebe a ordem de tomar conta do Boi Estrela na ausência do patrão. Quitéria, mulher do Capitão, faz uma aposta com o marido tentando convencê-lo de que Mateus é mentiroso. Aproveitando-se da ingenuidade de Catirina, mulher de Mateus, Quitéria a induz a comer a língua do pobre boizinho e Mateus, ao tentar saciar o desejo da esposa grávida do décimo terceiro filho do casal, acaba em uma enrascada.

O Grupo Formosura de Teatro é oriundo do Grupo Independente de Teatro Amador “GRITA”, que nasceu em 1985 no cenário artístico cearense. O trabalho iniciou a partir da criação de espetáculos com bonecos, contudo o legado artístico trazido da vivência no GRITA levou o Formosura a ampliar seu campo de atuação. Fazem parte do grupo a dramaturga Ângela Linhares, o ator Antonio Rodrigues, além de Marina Alves e Maria Vitória, atrizes e bonequeiras, e Rami Freitas, músico percursionista. Ao longo do trabalho, o grupo já realizou experimentação através da pesquisa, montagem de espetáculos e também do ensino desta arte para jovens da periferia de Fortaleza, bem como a realização de oficinas e cursos para os diversos segmentos sociais da cidade.