Encontro sobre Genotoxicidade e Mutagenicidade reúne pesquisadores, professores e estudantes

Data de publicação  16/05/2014, 16:54
Coordenador do evento e professor da Unilab, Washington Barros, abriu as atividades do curso.

O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciou na tarde desta sexta-feira (16) o “I Curso Teórico/Prático sobre Genotoxicidade e Mutagenicidade da Unilab: estado da arte, aplicações e legislação”. O evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica sobre temas referentes à vigilância em saúde nos aspectos genotóxicos e mutagênicos, além de promover uma atualização das discussões sobre o tema, especialmente o que diz respeito as novas tecnologias da área.

Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rúbio, representando a reitora Nilma Gomes; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Barbosa Marinho; a pró-reitora de Graduação, Andréa Gomes Linard; a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Soares Chaves; o secretário de saúde do município de Redenção, Jadson Ferreira Mota; o representante da Secretaria de Saúde do município de Acarape, Josiane Da Silva Santos; e o coordenador do evento, Washington Barros.

Pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rúbio.

O pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rúbio, que na ocasião estava representando a reitora Nilma Gomes, parabenizou a iniciativa dos professores do ICS em organizar o evento e falou sobre a relevância da proposta. “Esse encontro se inicia com uma vertente mais teórica e científica, perpassa por questões relacionadas à indústria e à sociedade, até chegar a uma abordagem relacionada à legislação em nosso país. Acredito que essas discussões trarão a nossa comunidade acadêmica uma visão ampla e multidisciplinar”, ressaltou.

Diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Soares Chaves.

A diretora do ICS, Emília Soares Chaves, falou sobre a atualidade do assunto. “Esse tema tem grande relevância no mundo que se vive hoje. Atualmente, existem muitas doenças que ainda desconhecemos as possíveis causas. A população mundial está adoecendo mais. Então, esse é uma oportunidade para refletir sobre essas questões e vislumbrar possibilidades de novas pesquisas e atividades de extensão. Tenho certeza que as discussões serão muito ricas”, afirmou.

O coordenador do evento e professor do Instituto de Ciências da Saúde, Washington Barros, destacou a importância de discutir o tema e reunir pesquisadores, professores e estudantes. “Regionalmente, estamos expostos a produtos químicos, por exemplo, agrotóxicos ou fitossanitários, que podem promover danos ao material genético humana de forma direta ou direta. O nosso anseio é que todos possam aproveitar o máximo dessa oportunidade, para ampliar conhecimentos, definir caminhos, fortalecer parcerias e crescer profissionalmente”, comentou.

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruno Coêlho Cavalcanti.

Dinara Jaqueline Moura, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

As atividades acadêmicas do evento iniciaram com a palestra do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruno Coêlho Cavalcanti, sobre o tema “Genotoxicidade e Mutagenicidade”. Em seguida, participaram a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Dinara Jaqueline Moura, que falou sobre “Genética Toxicológica”. A palestra de encerramento desta sexta-feira (16) foi realizada pelo professor da Universidade Federal do Pará, André Salim Khayat, sobre o assunto “Carcinogênese e Mutagênese”.

O evento tem continuidade neste dia 17 e 19, sendo que no dia 19, as atividades ocorrerão na UFC. Confira a programação abaixo:

programacao-dia-17-I-Curso-Teorico-Prático-sobre-Genotoxicidade-e-Mutagenicidade-da-Unilab

programacao-dia-19-I-Curso-Teorico-Prático-sobre-Genotoxicidade-e-Mutagenicidade-da-Unilab