Estudantes comemoram 12 anos de restauração da independência do Timor-Leste

Data de publicação  20/05/2014, 14:08
estudantes-timorenses-comemoram-12-anos-de-restauracao-da-indepedencia-unilab-destaque

Estudantes comemoram restauração da independência em Timor-Leste.

Os estudantes timorenses da Unilab se reuniram na manhã desta terça-feira (20) para comemorar os 12 anos de restauração da independência do Timor-Leste. A atividade foi organizada pelos próprios estudantes com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Adido de Educação em Timor-Leste, Luís de Sousa Serqueira.

Na mesa de abertura, estiveram presentes a coordenadora de Arte e Cultura da Proex, Rebeca Alcântara Meijer, o representante dos técnico-administrativos, Fábio Paulino, a estudante timorense do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Brígida da Silva Pinto e Cruz, e o adido de Educação em Timor-Leste, Luís de Sousa Serqueira.

O adido de Educação em Timor-Leste, Luís de Sousa Serqueira, falou sobre a necessidade de recursos humanos depois da conquista da independência, no ano de 2002, e o investimento que o governo timorense tem realizado para formação de novos profissionais. “Nós pedimos que vocês estudem muito, terminem o curso e voltem para Timor para desenvolver o nosso país. Quero agradecer a Unilab por dar suporte aos alunos e espero continuar mantendo essa relação no futuro”, ressaltou o adido.

Estudante timorense do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Brígida da Silva Pinto e Cruz.

A estudante Brígida apresentou uma breve história sobre o Timor-Leste, com destaque para as lutas em prol da independência do país. Na ocasião, ela fez uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Melo, que atuou na ONU durante o processo de conquista da independência do Timor-Leste.

Professor do Instituto de Humanidades e Letras, Rámon Capelle.

Em seguida, o professor do Instituto de Humanidades e Letras, Rámon Capelle, contou a sua experiência em Timor-Leste, quando acompanhou o processo seletivo de novos estudantes da Unilab em outubro de 2013 . Ele falou sobre a recepção dos timorenses, os encontros com representantes da UNTL e da embaixada brasileira no Timor-Leste, a aplicação das provas, além de relatar sobre as dificuldades e satisfações por ter participado dessa missão. “Vocês, aqui na Unilab, têm um esforço intelectual, por causa do estudo das disciplinas, e um esforço emocional por sentirem saudades de pessoas queridas. Eu acredito que todo esse esforço será recompensado”, comentou.

Para festejar ainda mais essa data, os estudantes realizaram apresentações culturais típicas de Timor-Leste. Confira algumas imagens:

Dança tradicional Kakehe

Dramatização da poesia Calai.

Dança de influência portuguesa Folclórica.

Dança Folclórica, de influência portuguesa.

Recitação da poesia "Matebian"

Recitação da poesia “Matebian”

A programação continua no período da tarde, com uma oficina sociopoética sobre o tema “Juventude Timorense”, mediada pela coordenadora de Arte e Cultura,  Rebeca Alcântara Meijer. O encontro, que ocorrerá das 14h às 16h, na Sala 01 do Bloco Didático do Campus da Liberdade, é aberta somente para os estudantes do Timor-Leste. A proposta sociopoética é um método de pesquisa e de ensino que reconhece a importância do corpo e da criatividade de tipo artística na construção coletiva do conhecimento. Na ocasião, os participantes se dividirão em grupos para elaborar conteúdos a partir de diferentes linguagens artísticas, como dramatização, contação de histórias, música, escultura, áudio e audiovisual