Curso de Enfermagem da Unilab é reconhecimento pelo Ministério do Educação

Data de publicação  23/05/2014, 15:45

Destaque reconhecimento enfermagem

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (23) o relatório de reconhecimento do curso de Enfermagem da Unilab. A avaliação obteve conceito final 3, o que indica, segundo o relatório, um perfil suficiente de qualidade. A visita das avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi realizada entre os dias 11 e 15 de maio, em que foram analisadas as dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Conforme o relatório, o curso de Enfermagem encontra-se de acordo com as Diretrizes Curriculares da Enfermagem uma vez que foi constatada articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, suficiente para garantir ao estudante a construção do perfil almejado. Ainda de acordo com o documento, a estrutura curricular implantada contempla de maneira suficiente, os aspectos de flexibilidade, interdisciplinaridade e compatibilidade da carga horária total e as atividades pedagógicas apresentam suficiente coerência com a metodologia implantada.

A diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Chaves, parabenizou todos os professores do curso que se empenharam nesse processo, em especial, a coordenadora do curso, Rafaella Pessoa, e agradeceu o apoio da Universidade Federal do Ceará na utilização dos laboratórios para as aulas práticas. “O resultado foi uma grata notícia para curso. Avalio a nossa nota de forma positiva já que estamos num momento de construção da universidade e para a realização do curso de Enfermagem, assim como outros cursos na área da saúde, necessita de uma complexa estrutura”, afirmou.

O curso de graduação em Enfermagem iniciou a primeira turma em maio de 2011, com 72 vagas anuais, no turno integral. Ao todo, o curso possui carga horária total de 4.050 horas, sendo distribuídas em aula teóricas e práticas (3.060h); internato em Enfermagem (810h) simultâneo com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II (80h); optativas (40h); eletiva (40h); e atividades complementares (100h).