Estudantes participam da 2ª Semana da Enfermagem da Unilab

Data de publicação  26/05/2014, 11:53

A programação da 2ª Semana da Enfermagem da Unilab teve início na manhã desta segunda-feira (26) com a mesa de abertura formada pela pró-reitora de Graduação, Andrea Linard, pela diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Chaves, e pela coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaella Pessoa. O evento, que tem como tema “Tendências e Perspectivas do Cuidado de Enfermagem nos Países Lusófonos”, continua até esta terça-feira (27) com palestras e oficinas.

Pró-reitora de Graduação, Andrea Linard.

A pró-reitora de Graduação e professora do Instituto de Ciências da Saúde, Andrea Linard, parabenizou a Comissão Organizadora do evento, formada por docentes e estudantes, e ressaltou a conquista do reconhecimento do curso de Enfermagem da Unilab pelo Ministério da Educação (Mais informações: clique aqui). “É com muita satisfação que estamos aqui na nossa Segunda Semana de Enfermagem. Destaco o profissionalismo e o compromisso dos professores e servidores do Instituto de Ciências da Saúde com os alunos e com a sociedade. Gostaria de desejar sucesso aos estudantes neste início de trimestre letivo. Tenho certeza que vocês serão cada vez mais desafiados a instigar o conhecimento científico, a planejar e pesquisar e a fortalecer o desenvolvimento da Enfermagem no Ceará, no Nordeste, no Brasil e nos países lusófonos”, comentou.

Diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Chaves.

A diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Chaves, analisou o processo de evolução da Enfermagem dentro Unilab. “Para mim, comemorar a Segunda Semana de Enfermagem da Unilab é uma grata satisfação. Nesta segunda edição, nós percebemos o envolvimento de novos professores e de mais alunos na organização do evento. Lembro o trabalho árduo da professora Rafaella ao organizar a Primeira Semana de Enfermagem no ano passado, e hoje, nós observamos a evolução da organização e do evento. Desejo a todos uma ótima Semana de Enfermagem”, afirmou a diretora.

Coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaella Pessoa.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaella Pessoa, abordou pontos importantes em relação ao andamento do curso. “Estou extremamente feliz em abrir este evento por vários motivos, primeiramente por causa do reconhecimento de curso. Foi um processo difícil por se tratar de um curso novo em uma universidade nova. Felizmente, nós conseguimos. Quero agradecer publicamente a todos que colaboraram. Além disso, fico muito feliz em ter hoje na constituição do curso o quadro de 20 docentes. Em um ano, mudou completamente o panorama da nossa instituição tanto em relação ao aumento ao número de professores quanto de alunos”, comentou.

Coordenadora do curso é homenageada por alunos.

Em seguida, a professora Rafaella recebeu uma homenagem dos estudantes por ter atuado até o momento como coordenadora do curso de Enfermagem.

Desfile de trajes do profissional da Enfermagem.

Após a mesa de abertura, os estudantes da Unilab apresentaram os trajes utilizados por enfermeiros desde o início da profissão até os dias atuais.

Professora visitante da Unilab, Lorita Marlena Freitag Pagluica.

Também como parte da programação, a professora visitante da Unilab, Lorita Marlena Freitag Pagluica, fez uma palestra sobre o tema “Enfermagem ontem e hoje no Brasil, no Ceará e no Maciço de Baturité´”. Na ocasião, ela falou sobre a evolução histórica e científica da Enfermagem, apresentando pontos importantes da Enfermagem antiga, moderna e contemporânea. “Hoje, a Enfermagem da Região do Maciço de Baturité se insere no que hoje é a Enfermagem contemporânea, com forte enfoque científico e humanista. Científico por causa do desenvolvimento de tecnologias capazes de teorizar e justificar os cuidados da Enfermagem e humanista por tornar a Enfermagem mais leve”, explicou.

A programação continuou no período da tarde com a realização das oficinas nas salas de aula da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape. As oficinas tinham como tema: a) Plano de cuidados em Enfermagem: sistemas e operacionalização; b) Hipermídias educacionais em saúde sexual e reprodutiva; c) Educação e saúde direcionadas a pessoas com deficiências: um novo olhar da Enfermagem.

Palestra da professora Escolástica Rejane.

Na manhã deste dia 27 de maio, professora Escolástica Rejane Ferreira Moura ministrou a palestra “Experiência de enfermeira em pais africano”. Desde 2004, ela faz parte, como consultora, do Programa de Prevenção e Controle do HIV / Aids e na Estratégia de Implantação de Enfermeiras Modelos, em Moçambique, ligado à instituição Corporation an Affiliate of Jonhs Hopkins University. Durante a conversa com os participantes do encontro na Unilab, ela falou sobre as missões já realizadas para o país moçambicano, com destaque para os aspectos da saúde como a mortalidade infantil, a expectativa de vida, os rituais culturais, as principais causas de morte, dentre outros.

À tarde, terá o concurso de talentos com a temática “Enfermagem, arte e cultura nos países lusófonos” e o encerramento das atividades, em que estarão presentes a pró-reitora de Graduação, Andrea Linard, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Chaves, e a coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaella Pessoa.

Cartaz_Programação2