Programações artísticas com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Redenção (APADR), na Quarta Cultural desta semana

Data de publicação  26/05/2014, 14:50

apadr

A Quarta Cultural Maciço de Arte desta semana terá recital de poesias, música instrumental e apresentação de coral inclusivo com o grupo da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Redenção (APADR). As atividades serão realizadas por adolescentes e jovens especiais com deficiências de autismo, down, cegos e surdos. As apresentações serão no anfiteatro do Campus da Liberdade, na próxima quarta-feira (28), às 18 horas.

A associação foi fundada em 18 de setembro de 2008 pelos professores Stênio Chaves e Silvania Neves com o objetivo de desenvolver as potencialidades esportivas e culturais dos alunos inclusos nas escolas do município de Redenção. O projeto buscou se fortalecer com as parcerias das secretarias de educação, saúde e esportes e tiveram o apoio das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

Com o desenvolvimento dos trabalhos a associação já realizou: corrida e paraolimpíadas de rua para pessoas com deficiência em Antônio Diogo e Seminário de Educação e Surdez nos municípios de Redenção e Aracoiaba; além de ter participado de eventos como: paraolimpíadas estaduais de natação e salto em distancia; corrida de rua dos bombeiros, em 2013; Seminário de Educação Física inclusiva na UNILAB; e já foi bicampeão de futsal de surdos em Maracanaú.

Atualmente, a APADR atende cerca de 82 pessoas com deficiência de seis municípios da região do Maciço de Baturité e possui um grupo de dezesseis voluntários (pais, professores de educação física, cozinheiro,  alunos das escolas estaduais) que auxiliam nos trabalhos.