Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Campus dos Malês, em São Francisco do Conde (BA), realiza Aula Magna de cursos presenciais

Data de publicação  27/05/2014, 10:25
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Aula Inaugural teve a presença do reitor da Universidade Zambeze, Nobre Roque dos Santos. A aula ocorreu no auditório do Campus.

Aula Inaugural teve a presença do reitor da Universidade Zambeze, Nobre Roque dos Santos. A aula ocorreu no auditório do Campus.

O Campus dos Malês teve as primeiras atividades acadêmicas dos cursos presenciais, Bacharelado em Humanidades e Letras-Língua Portuguesa, do Instituto de Humanidades e Letras, iniciadas neste dia 26 de maio. A Aula Inaugural foi realizada pelo reitor moçambicano, Nobre Roque dos Santos, da Universidade Zambeze e abordou o tema “Estruturadores do discurso nas Aulas de Português em Moçambique”.

A mesa de abertura contou com a presença da reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Soledad Nacif, da diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente, da diretora de Campus, Núbia Ribeiro, e da representação da Prefeitura de São Francisco do Conde.

A reitora Nilma Lino Gomes abriu a cerimônia fazendo menção a história da revolta dos Malês, ocorrida na Bahia, em busca da liberdade, da luta dos africanos para saírem da situação de escravizados e ressaltou a relevância da implantação da Unilab em São Francisco do Conde. Ela destacou ainda o início dos cursos presenciais e que, no processo de consolidação do Campus, outros cursos também serão implementados.

O reitor da UFRB ressaltou o ganho de se ter a Unilab na Bahia como parceira. A diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente, fez a saudação aos primeiros docentes, discentes e coordenadores dos cursos e ressaltou a singularidade do projeto de integração internacional e a relevância da implantação de cursos das Humanidades e das Letras em São Francisco do Conde, com apoio da prefeita Rilza Valentim, A diretora apontou o ganho de se ter a Aula Magna proferida por um especialista moçambicano da antropologia linguística a tratar sobre a Língua Portuguesa, tema relevante para uma universidade como a Unilab.

Reitor da da Universidade Zambeze, de Moçambique, Nobre Roque dos Santos.

Reitor da da Universidade Zambeze, de Moçambique, Nobre Roque dos Santos.

O professor Nobre dos Santos, em sua Aula Magna, ressaltou a relação entre língua e cultura, apresentando o mapeamento do uso da Língua Portuguesa em escolas de Moçambique e as aproximações e distinções do uso de marcadores discursivos. “A Língua Portuguesa pode nos unir ou nos separar, tudo depende da forma como a usamos”, comentou.

Categorias