Palestra do filósofo Osvaldo Frota inaugura o projeto de palestras “PET de Humanidades e Letras da Unilab”

Data de publicação  02/06/2014, 13:48
Professor Osvaldo Frota

Na última sexta-feira (30), no Pátio do Bloco Administrativo da Liberdade, às 18h30, teve início o projeto “Palestras PET de Humanidades e Letras da UNILAB”, que tem com o objetivo trazer periodicamente à universidade professores/pesquisadores das áreas de Letras e de Humanidades para uma conversa sobre os mais diversos temas de interesse dos alunos. Neste primeiro encontro, estiveram presentes mais de 140 alunos.

O primeiro convidado, o professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Frota Pessoa Júnior, inaugurou o projeto com a palestra “Uma introdução à Filosofia da Mente”. De modo didático, o professor discutiu questões centrais nos estudos da Filosofia da mente, por exemplo, o conceito de “consciência”. “Seria a consciência corpórea ou extracorpórea? Se a duplicação humana fosse possível, o ser humano duplicado teria consciência?”, questionou o palestrante.

Palestrante interagiu com os estudantes.

Na continuidade da discussão, os discentes fizeram perguntas sobre a diferença entre duas doutrinas filosóficas: “materialismo” e “espiritualismo” e embarcaram nos “experimentos” propostos pelo professor Osvaldo. “Quem aceitaria ser duplicado, receber um milhão para gastar em uma semana ou deixar para quem quiser, sabendo que seria morto, sem dor, após uma semana e sua cópia continuaria a viver em seu lugar?”, indagou Osvaldo.

Os alunos que participaram da palestra e assinaram a lista de participação serão informados, em breve, no site do PET quanto à certificação deste evento e quanto aos próximos encontros.