Projetos de extensão debatem filme “J. Robert Oppenheimer e o Projeto Manhattan”, nesta sexta-feira (06)

Data de publicação  03/06/2014, 15:42

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), através dos projetos de extensão “Cinema, Sociologia e Política para a Comunidade” e “Cinema e Filosofia na Unilab”, debatem filme “J. Robert Oppenheimer e o Projeto Manhattan”, nesta sexta-feira (06), das 14:30 às 17:00, no anfiteatro do Campus da Liberdade.

O debate tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Os projetos de extensão são coordenados pelos professores Sebastião André Alves de Lima e Ramon Capelle.

Resumo do filme “J. Robert Oppenheimer e o Projeto Manhattan”

Para Hannah Arendt, o mundo moderno começa com a explosão da bomba atômica. Este filme descreve os bastidores do Projeto Manhattan e o papel do cientista norte-americano Robert Oppenheimer. Aborda, também, a formação do complexo militar-industrial dos EUA. O mundo vivia o terceiro ano do mais devastador conflito do planeta: a II Guerra Mundial. Os serviços secretos Aliados descobrem um plano assustador da Alemanha de levar a cabo a fabricação de uma das mais poderosas armas do mundo: a Bomba Atômica. Nos Estados Unidos, o general Leslie R. Groves reúne um grupo dos mais renomados cientistas liderados pelo professor Robert Oppenheimer, para que também criem uma bomba atômica, com o objetivo de impor o fim da guerra. Um campo de pesquisas e testes é criado no Novo México, onde essas mentes, tidas como as mais brilhantes do mundo, são incumbidas de criar a arma definitiva. O filme “J. Robert Oppenheimer e o Projeto Manhattan” é o relato do conflito entre o sistema militar norte-americano e um cientista que chegou a acreditar que a energia nuclear resolveria muitos problemas da humanidade. Evidencia, também, as conseqüências do desenvolvimento científico dominado pela razão instrumental.