Palestra “Unilab em Construção” apresenta andamento das obras e evolução da infraestrutura física da universidade

Data de publicação  10/06/2014, 14:58

5

4

Na tarde desta segunda-feira (09) a Unilab, através da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), realizou a “Unilab em Construção” com o objetivo de apresentar o andamento das obras da universidade. O evento teve a presença de estudantes, professores, técnico-administrativos, pró-reitores, assim como a da reitora profª. Nilma Lino Gomes. Além da comunidade acadêmica da instituição, estiveram presentes também o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), profº. Anísio Brasileiro Dourado e a pró-reitora de relações institucionais profª. Maria Leonor Maia, que estava em visita à Unilab.

2

A reitora Nilma Lino Gomes abriu o encontro explicando como funciona o processo burocrático de execução da obra, e segundo ela, “isso exige um determinado tempo, mas a Unilab, através da Proplan, não mede esforços e está empenhada para que os novos espaços sejam entregues funcionando em breve”. Na sequência, foi exibido um vídeo apresentando a universidade, assim como o projeto e o desenvolvimento da obra no novo campus.

Reitora Nilma e Pró- Reitor Plínio1

O pró-reitor de planejamento, Plínio Nogueira Filho, falou sobre os bastidores da construção, assim como o funcionamento da universidade como o todo. Foram apresentados dados do contexto atual da universidade, além dos projetos do Campus das Auroras, residências e restaurantes universitários. O pró-reitor informou que o primeiro plano diretor assinado no mês de dezembro de 2009 já está pronto e todos os interessados podem visitar.

Plínio Filho ainda destacou que toda obra está sujeita a ter atrasos, devido a complexidade da execução. Segundo ele, “existem imprevistos no momento do projeto sair do papel para a prática, uma vez que com o desenvolvimento das ações podem ter mudanças no solo, na topografia, existência de rochas, entre outros”. Ele ressaltou ainda que todos os atrasos estão devidamente justificados pela construtora. Complementando esse assunto, a reitora salientou que a gestão está tendo cuidado com o dinheiro público e isso é uma responsabilidade com os estudantes brasileiros e estrangeiros. De acordo com ela, “um dos motivos do atraso é o cumprimento de todas as etapas no processo burocrático administrativo”.

3

Na oportunidade, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Restaurante Universitário (RU) do Campus das Auroras. O documento foi assinado pela reitora, pelo coordenador de infraestrutura, Túlio Pinheiro, e pelo diretor da construtora Borges Carneiro, Galba Carneiro. Foi anunciado também que o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, terá construção de novos blocos.

6

O encontro concluiu com espaço aberto para os participantes perguntarem e tirarem dúvidas sobre as obras e em seguida teve uma visita de campo no novo campus com todos os interessados.

7