Palestrante do Projeto Café com Letras apresenta pesquisa sobre legendagem para surdos e ensurdecidos

Data de publicação  16/06/2014, 10:24

CAFE-COM-LETRAS-destaqueNo próximo dia 20, às 16h30, o Projeto de Extensão Café com Letras receberá a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Silvia Malena Modesto Monteiro, que vai discutir o tema “Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) – Um estudo sobre a segmentação na LSE da campanha política de 2010”. O encontro, que é uma realização da Coordenação do Curso de Letras da Unilab, ocorrerá no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.

Profa. Silvia Malena Modesto Monteiro

Na ocasião, a professora convidada irá apresentar a pesquisa, que está sendo desenvolvida pelo grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD) da Uece, sobre as legendagem/libras e audiodescrição utilizadas em campanhas político-partidárias na TV, em especial o caso de 2010. A legendagem tem como objetivo tornar as informações acessíveis a surdos/ensurdecidos e cegos/parcialmente cegos. O grupo de pesquisa sugere que essas legendas precisam de alterações técnicas e estilísticas em seus parâmetros, para que possam garantir a acessibilidade de seu público. Dentre os parâmetros observados, destaca-se o da segmentação, que consiste na distribuição do texto e na divisão de legendas.

A pesquisa apresentada durante a palestra do Café com Letras é de recepção, de cunho quase-experimental, em que um grupo de participantes surdos será exposto a vídeos de campanhas políticas possuindo legendas com e sem problemas de segmentação, a fim de observar como as referidas legendas são recebidas por eles. A pesquisa contará ainda com o auxílio de um rastreador ocular, buscando uma maior objetividade dos dados coletados.

Sobre o palestrante:
A palestrante possui graduação em Letras – Português, Inglês e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em tradução pela UFC e mestrado em Linguística Aplicada pela UFC (2002). Atualmente, é professora da UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, ensino e aprendizagem de língua inglesa, tradução audiovisual, leitura em língua inglesa, formação de professores e ambientes virtuais.

Sobre o projeto:
O Projeto de Extensão Café com Letras é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Língua Portuguesa e organizado pela coordenadora do curso, Ana Cristina Cunha da Silva. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.