Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Palestrante do Projeto Café com Letras apresenta pesquisa sobre legendagem para surdos e ensurdecidos

Data de publicação  16/06/2014, 10:24
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

CAFE-COM-LETRAS-destaqueNo próximo dia 20, às 16h30, o Projeto de Extensão Café com Letras receberá a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Silvia Malena Modesto Monteiro, que vai discutir o tema “Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) – Um estudo sobre a segmentação na LSE da campanha política de 2010”. O encontro, que é uma realização da Coordenação do Curso de Letras da Unilab, ocorrerá no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.

Profa. Silvia Malena Modesto Monteiro

Profa. Silvia Malena Modesto Monteiro

Na ocasião, a professora convidada irá apresentar a pesquisa, que está sendo desenvolvida pelo grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD) da Uece, sobre as legendagem/libras e audiodescrição utilizadas em campanhas político-partidárias na TV, em especial o caso de 2010. A legendagem tem como objetivo tornar as informações acessíveis a surdos/ensurdecidos e cegos/parcialmente cegos. O grupo de pesquisa sugere que essas legendas precisam de alterações técnicas e estilísticas em seus parâmetros, para que possam garantir a acessibilidade de seu público. Dentre os parâmetros observados, destaca-se o da segmentação, que consiste na distribuição do texto e na divisão de legendas.

A pesquisa apresentada durante a palestra do Café com Letras é de recepção, de cunho quase-experimental, em que um grupo de participantes surdos será exposto a vídeos de campanhas políticas possuindo legendas com e sem problemas de segmentação, a fim de observar como as referidas legendas são recebidas por eles. A pesquisa contará ainda com o auxílio de um rastreador ocular, buscando uma maior objetividade dos dados coletados.

Sobre o palestrante:
A palestrante possui graduação em Letras – Português, Inglês e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em tradução pela UFC e mestrado em Linguística Aplicada pela UFC (2002). Atualmente, é professora da UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, ensino e aprendizagem de língua inglesa, tradução audiovisual, leitura em língua inglesa, formação de professores e ambientes virtuais.

Sobre o projeto:
O Projeto de Extensão Café com Letras é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Língua Portuguesa e organizado pela coordenadora do curso, Ana Cristina Cunha da Silva. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Categorias