Projetos de Extensão discutem o filme “Batismo de Sangue” no próximo dia 20

Data de publicação  16/06/2014, 10:53
batismo-de-sangue

Imagem do filme “Batismo de sangue”. Foto: Divulgação.

Os Projetos de Extensão “Cinema, Sociologia e Política para a Comunidade” e “Cinema e Filosofia na Unilab”, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debatem o filme “Batismo de Sangue”, na próxima sexta-feira (20), às 14h30, na Sala 06 do Bloco Didático do Campus Liberdade, em Redenção.

A atividade tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, a proposta se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Os Projetos de Extensão são coordenados pelos professores Sebastião André Alves de Lima e Ramon Capelle.

Resumo do filme “Batismo de Sangue”
São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.