Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Quarta Cultural exibirá documentários sobre danças populares brasileiras

Data de publicação  18/06/2014, 10:50
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Foto ilustrativa do "Jongo".

Foto ilustrativa do “Jongo”.

A Quarta Cultura Maciço de Arte exibirá neste dia 18 de junho os documentários “Danças Brasileiras” e “Jongo”. A exibição dos filmes será às 18h, no Pátio do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção. O evento é aberto ao público e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) da Unilab.

O documentário “Danças Brasileiras”, apresentado por Antonio da Nóbrega e Rosane Almeida, mostra uma série de registros sobre as danças que constituem as expressões artísticas no Brasil.

Também será exibido o vídeo “Jongo”, que conta a história dessa dança de roda, praticada pelos escravos do Brasil colonial. É uma herança deixada pelos antigos escravos e rememora a tradição de danças de terreiro, com as suas umbigadas e o som da percussão (o tambu, o quinjêngue, a matraca, o guaiá e a cuíca). Essa dança foi trazida de Angola pelos negros da nação Bantu. Com o fim da escravidão, os negros migraram para os morros do Rio de Janeiro, formando as primeiras favelas e ali perpetuaram tradições como o jongo, ritmo considerado um dos “pais do samba”. Praticado nas primeiras favelas do Rio de Janeiro, como Mangueira, São Carlos e Salgueiro, hoje apenas o grupo do Morro da Serrinha, no bairro de Madureira, mantém viva essa tradição

Categorias