Prorrogadas inscrições para o Programa “Jovens Talentos para a Ciência” até o dia 29 de junho

Data de publicação  20/06/2014, 11:50

Jovens Talentos para a CiênciaA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) informa que o prazo de inscrição para o Programa “Jovens Talentos para a Ciência – 2014” foi prorrogado até o dia 29 de junho. Podem participar alunos que tenham concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 (2013.3) ou no primeiro semestre de 2014 (2014.1). O período de validação dos alunos não foi alterado e permanece até o dia 30 de junho.

O programa “Jovens Talentos para a Ciência”, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi criado em fevereiro de 2012, por uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de inserir precocemente os estudantes de graduação no meio científico, além de estimular o interesse e a dedicação plena ao aprendizado acadêmico. O programa destina-se exclusivamente aos estudantes ingressantes na graduação, das universidades e instituições federais de educação, ciência e tecnologia e tem expectativa que os bolsistas tenham contatos com projetos de iniciação científica e laboratórios, e participem de atividades oferecidas pela instituição. São oferecidas bolsas no valor de R$ 400,00, ao longo de um período de 12 meses.

As inscrições são realizadas exclusivamente via Internet por meio do preenchimento do formulário disponível no endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/jovens-talentos-para-a-ciencia.

A seleção dos estudantes será formalizada por meio de prova objetiva de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada no dia 14 de setembro de 2014, às 13h. As provas poderão ser realizadas no Campus liberdade (Redenção/CE) e no Campus dos Malês (São Francisco do Conde/BA), com duração de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

Confira abaixo o Edital e Termo de Compromisso:

Edital nº. 26/2014

Termo de compromisso