Evento na Unilab discute questões ligadas à diversidade sexual entre os dias 09 e 14 de julho

Data de publicação  07/07/2014, 10:07

Destaque TRIDUOEntre os dias 09 e 14 de julho, a Unilab receberá o I Triduo da Diversidade Sexual, que tem como objetivo discutir as questões relacionadas ao tema do evento, como uma forma de superar preconceitos e discriminações. O encontro é uma realização do Núcleo de Políticas de Gênero e Diversidade Sexual, ligado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Unilab, através do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), e da Coordenadoria de Políticas Públicas de LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do Ceará.

A programação terá início no próximo dia 09, às 18h, no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção, com o “Divercine Unilab”, em que será debatido o filme “Oração para Bobby” (Leia a sinopse do filme no final da notícia).

No dia 10, às 19h30, será realizado o Show Trans – Dublagem e performance, no Anfiteatro do Campus da Liberdade. Em seguida, haverá a palestra “Diversidade Sexual: Conquistas e Lutas no Cenário Brasileiro”, com a coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTT do Ceará, Andréa Rossati. No decorrer do dia 10, nos horários de 09h as 12h, de 14h as 17h30 e de 19h30 as 21h, no Campus da Liberdade, terá uma Tenda da Diversidade Sexual, com a entrega de materiais educativos e orientações.

O “I Triduo da Diversidade Sexual” contará com a presença da professora da Université de Lille II, na França, Marie Hélène Bourcier, que ministrará a palestra “Occupoorn: formes de la désobéissance sexuelle”, no dia 11 de julho, às 19h30. Neste dia, de 09h as 12h, haverá a Tenda da Diversidade Sexual, no Restaurante Universitário da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape.

A professora Marie Hélène Bourcier também participará de uma palestra sobre o tema “L’université comme queer common”, no dia 14 de julho, no Campus do Malês da Unilab, em São Francisco do Conde, na Bahia. A mediação será realizada pela professora do IHL, Caterina Alessandra Rea.

A programação do evento será realizada ainda no dia 11, na Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará (UFC), situada à Av. da Universidade, nº 2591, bairro Benfica, em Fortaleza. Na ocasião a professora Marie Hélène Bourcier debaterá sobre o tema “Transexualidades, cinema e mídia”.

Sinopse do filme “Oração para Bobby”

orações para bobby

Em “Orações para Bobby”, Mary Griffith é um cristão devoto que cria seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. No entanto, quando seu filho Bobby confessa ao seu irmão mais velho, ele pode ser gay, mudanças de vida para toda a família depois de Maria, aprende sobre o seu segredo. Enquanto o pai de Bobby e irmãos lentamente chegar a termos com sua homossexualidade, Mary acredita que Deus pode curá-lo do que ela considera o seu ‘pecado’ e convence Bobby para orar mais e buscar consolo nas atividades da igreja na esperança de mudar ele. Desesperado para aprovação de sua mãe, Bobby faz o que lhe é pedido, mas por tudo isso, a desaprovação resulta da Igreja sobre a homossexualidade faz com que ele cresça cada vez mais retraído e deprimido.