Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) ocorrerá em fevereiro de 2015 em Lisboa

Data de publicação  09/07/2014, 10:38
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

XII-Congresso-Luso-Afro-Brasileiro-CONLAB

www.conlab-ailpcsh.com

Nos dias 01 a 05 de fevereiro de 2015, será realizado, em Lisboa, o XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB), promovido pela Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh). O evento tem como tema principal “Imaginar e Repensar o social – Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos”.

Este encontro será uma oportunidade para que os cientistas sociais que produzem em língua portuguesa e nos países falantes do português realizem a reconstrução reflexiva e crítica dos 25 anos do CONLAB, que teve a primeira edição realizada em 1990.

O evento tem como objetivo buscar a institucionalização de parcerias no domínio da pesquisa em Ciências Sociais e Humanas nos países de Língua Portuguesa e constituir-se num espaço de exploração e promoção de ideias e projetos relevantes para o desenvolvimento da paz, da democracia e da inclusão num contexto global de profundas e rápidas transformações.

O Congresso estará organizado em duas partes: a primeira consistirá no evento científico onde serão realizadas sessões plenárias (conferências) e paralelas (mesas coordenadas e Grupos de Trabalho). Na ocasião, participarão três professoras da Unilab, Violeta Holanda, Jacqueline Freire e Jacqueline Pólvora, que coordenarão os Grupos de Trabalho “Saúde, Cultura e Religião: um diálogo a partir das práticas terapêuticas culturais e religiosas”, “Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul” e “Estudos de Gênero: da pesquisa às políticas”, respectivamente.

A segunda parte do Congresso consistirá na dimensão institucional destinada à realização das reuniões estatutárias dos órgãos da AICSHLP, destacando-se a reunião da Assembleia Geral, com a eleição de novos membros dos órgãos da Associação a tomarem posse em 2016.

Membros associados e a comunidade de pesquisadores em Ciências Sociais e Humanas dos sete países falantes do português e demais pesquisadores desses espaços são convidados a participar do evento. Os interessados em enviar trabalhos para apresentar nos GT’s têm até o dia 30 de novembro de 2014 para se inscrever no site: http://www.conlab-ailpcsh.com/.

Sobre a AILPcsh
A AILPcsh tem como principais atividades a organização do Congresso, que ocorre de maneira itinerante pelos países de língua oficial portuguesa, e a criação de plataformas de incentivo e promoção de redes de pesquisa e publicações. A associação pretende afirmar-se como um canal de política científica fundamental na promoção de um espaço de cooperação entre os cientistas sociais de Língua Portuguesa.

Site da Associação: http://www.ailpcsh.org/

Categorias