Projeto de Extensão “Meninas e Jovens do Maciço do Baturité descobrindo a Ciência” é lançado nesta quinta-feira (17)

Data de publicação  14/07/2014, 15:53

Logotipo_plano de fundo branco1

O Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) lança o Projeto de Extensão “Meninas e Jovens do Maciço do Baturité descobrindo a Ciência”. O projeto tem o objetivo de incentivar e despertar o interesse de jovens da região do Maciço de Baturité para carreiras nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia, principalmente as mulheres. A cerimonia de abertura acontece nesta quinta-feira (17), às 10:30, no anfiteatro no Campus da Liberdade.

Palestrante_ Profa Solange Fagan

Profª. Solange Binotto Fagan, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA- RG)

A abertura conta com uma palestra da profª. Solange Binotto Fagan, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA- RG), com o tema “Atraindo meninas e jovens para carreiras em Ciência e Tecnologia: o desafio de construir o amanhã”. A pesquisadora visita escolas de vários lugares do Brasil, orienta alunos e ministra minicursos abordando essa temática. Em 2006, a profª. Solange Fagan ganhou o prêmio L´oreal para Mulheres na Ciência na área de Física.

O Projeto de Extensão visa estimular a formação de mulheres e jovens do Ensino Médio para as carreiras de Ciências Exatas e Engenharia. A ação será desenvolvida, especialmente, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada na cidade de Redenção/CE, mas terá uma abrangência na região do Maciço do Baturité. Além disso, tem o objetivo de combater a evasão nos primeiros anos destes cursos e estimular a pesquisa científica e tecnológica.

O projeto é financiado pelo CNPq e pela Petrobras em parceria com a Unilab e a Escola Brunilo Jacó.

meninas e jovens do maciço de baturité descobrindo a ciência