Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projetos de Extensão debatem o filme “Hannah Arendt”, na sexta-feira (18), às 14:30

Data de publicação  15/07/2014, 17:16
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Os Projetos de Extensão “Sociologia, Cinema e Política” e “Cinema e Filosofia na Unilab”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debatem o filme “Hannah Arendt”. O debate será na sexta-feira (18), às 14:30, na sala 08, do Campus Liberdade.

Os projetos tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

As ações são coordenadas pelos professores Sebastião André Alves de Lima e Ramon Capelle.

Resumo do filme:

“Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemães que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para ela, a América dos anos 50 é um sonho, e se torna ainda mais interessante quando surge a oportunidade dela cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann para a The New Yorker. Ela viaja até Israel, e na volta escreve todas as suas impressões e o que aconteceu, e a revista separa tudo em 5 artigos. Só que aí começa o verdadeiro drama de Hannah: ela mostra nos artigos que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e relata também o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança dos seus iguais. A sociedade se volta contra ela e as críticas são tão fortes que até mesmo seus amigos mais próximos se assustam. Hannah em nenhum momento pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição, mesmo com todo mundo contra ela.”

Categorias