Evento “Madiba Vive”, em homenagem ao Dia Internacional Nelson Mandela, acontece nesta sexta-feira (18), no Campus dos Malês

Data de publicação  18/07/2014, 15:39

Destaque mandela

Acontece nesta sexta-feira (18), às 20:30h, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, o evento “Madiba Vive” em homenagem ao Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia.  O evento está sendo promovido por estudantes, professores e servidores em homenagem ao líder mundialmente conhecido como Madiba (nome do clã Thembu ao qual o líder pertence).

Madiba nasceu em Transkei, na África do Sul, em 18 de julho de 1918. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1944, e durante muitos anos teve participação ativa na resistência contra a política de apartheid do governo exercido pelo Partido Nacional. Em agosto de 1962, foi preso e permaneceu encarcerado por mais de 27 anos. Nesse período, sua reputação de potente símbolo da resistência mantida pelo movimento anti-apartheid cresceu continuamente. Livre da prisão em 1990, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, e em 1994 foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul.

Diante da importância da luta internacional que tem Madiba como símbolo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 18 de julho como o dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia. Mandela morreu em 05 de dezembro de 2013, mas os princípios e ideais políticos permanecem vivos e seus ensinamentos estão entre nós.

– Exibição de mini vídeos e fotografias;
– Apresentações culturais – poesia, musica, teatro, filme e dança elaborados por estudantes do curso de Letras e Humanidades;
– Exposição de Poesia Visual.