Grupo de pesquisa lança projeto com mulheres de Redenção na temática de Identidades e Políticas Públicas

Data de publicação  18/07/2014, 20:15

A Linha de Pesquisa “Identidades e Políticas Públicas”, do Grupo de Pesquisa Oritá, realiza lançamento oficial do projeto de pesquisa “E agora falamos nós: mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família – Redenção/CE.”   O evento acontece na terça-feira (29), no auditório do Campus da Liberdade, às 9h.

O projeto visa problematizar as relações entre condição social (pobreza), gênero e raça/cor , por meio de um estudo antropológico realizado com mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família no município nordestino de Redenção/CE. O objetivo principal é analisar os processos de construção de uma autonomia feminina para além da esfera socioeconômica, evidenciando também as esferas familiares e públicas como espaços de interação social, conflitos, desigualdades e luta por direitos.

O estudo é sob a coordenação da profª. Vera Rodrigues e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A proposta foi inscrita no edital nº 24/2013 no mês de agosto de 2013 e aprovado no mês de dezembro do mesmo ano.