Estudantes da Unilab têm aula de campo sobre movimentos sociais, ONGs e políticas educacionais

Data de publicação  23/07/2014, 11:56

Nos dias 19 e 20 de julho de 2014 aconteceu na cidade de Aracati uma aula de campo com os estudantes das turmas de “Educação e Sociedade II”, da Profª. Luma Nogueira de Andrade, do Bacharelado em Humanidades (BHU). Ao longo do trimestre, a disciplina apresentou aos jovens um referencial teórico sobre o que são Movimentos Sociais, ONGs e politicas educacionais.

ona Jacinta (Assentamento Zumbi dos Palmares), Antero Pereira (escritor de Aracati)  e Dona Andressa (Associação Cultural Canoa Criança)

Dona Jacinta (Assentamento Zumbi dos Palmares); Antero Pereira (escritor de Aracati); e Dona Andressa (Associação Cultural Canoa Criança)

Eles aprenderam, por exemplo, como a educação está presente nos movimentos sociais e de que forma a luta dos movimentos sociais está presente nas conquistas da educação e da sociedade. A aula de campo (ou diálogo interdisciplinar) foi fundamental para compreensão dos fenômenos de mobilização humana para transformação social. Para a profª. Luma Andrade, “foi uma possibilidade concreta de consolidarem as teorias trabalhadas na disciplina”.

Associação Cultural Canoa Criança

A programação contou com cinco momentos. O primeiro, no dia 19 de julho, pela manhã, os estudantes conheceram a “Associação Cultural Canoa Criança” (ACCC) onde participaram das aulas de alongamento e interação (organizada pelos educadores) e das oficinas de circo (que foram orientadas pelas próprias crianças). Ao final da manhã ouviram um pouco sobre a história do projeto e assistiram uma apresentação com números circenses. Através das oficinas eles conheceram o funcionamento da educação não formal da organização, percebendo, na prática, a importância do projeto. A associação é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na vila de Canoa Quebrada, que atende crianças com atividades circenses e educativas.

Assentamento Zumbi dos Palmares em Aracati

No segundo momento, no mesmo dia, a tarde, os estudantes visitaram o “Assentamento Zumbi dos Palmares” e conheceram um pouco de sua história. A temática dos Movimentos Sociais e da Educação no campo foi trabalhada em sala de aula (presencial) e na EaD (a distância).

Centro Histórico de Aracati

No terceiro momento, a noite, os estudantes visitaram o Centro Histórico do município de Aracati. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “a cidade de Aracati ainda guarda o desenho setecentista em seu traçado urbano”. O conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, tombado pelo IPHAN, em 2001, é formado por sobrados, igrejas e diversos prédios que somam mais de 2.500 edificações construídas e decoradas com azulejos portugueses de alto valor. Depois da programação, os estudantes se reuniram na praia de Canoa Quebrada, ao redor de uma fogueira, para fazer um momento de Integração entre Brasil, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Praia de Canoa Quebrada

Já no dia 20 de julho, considerado o quinto momento, os estudantes conheceram a ONG Recicriança e participaram de aula de campo envolvendo história, geografia, meio ambiente, educação, saúde, biologia, esporte e lazer. Eles encontraram tudo isso em um só lugar e de maneira conectada (teoria + prática). A Associação Amigos do Recicriança é uma Organização Não Governamental Ambientalista, atuando desde 1992 na Praia do Estevão em Canoa-Quebrada, em ações de Educação Ambiental na Unidade de Conservação da Natureza, na Área de Proteção Ambiental de Canoa-Quebrada (APA-CQ), localizada também em Aracati.

RECICRIANÇA

ONG Recicriança

Os cinco momentos proporcionaram espaços de integração entre eles (África-Brasil) e com as pessoas da comunidade local.