Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

TIMOR-LESTE – País presidirá por dois anos a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP

Data de publicação  25/07/2014, 13:11
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

banderia-timorA X Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no dia 23 de julho, durante a X Cimeira da CPLP, elegeu Taur Matan Ruak, presidente da República Democrática de Timor-Leste, como novo presidente da Conferência para os próximos dois anos. Na ocasião, estavam representados os seguintes Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Com o tema “CPLP e Globalização”, a Conferência reconheceu a necessidade de desenvolver estratégias de cooperação econômica e empresarial e identificar mecanismos de apoio ao investimento e aos negócios dentro da comunidade para estimular a inserção da CPLP no contexto da globalização. Durante o encontro, também ocorreu a adesão da Guiné Equatorial como o nono membro da Comunidade e foi concedido o estatuto de observador associado à Geórgia, Namíbia, Japão e Turquia.

O encontro reconheceu ainda a assistência técnica e financeira dada por Timor-Leste à Guiné-Bissau, o que criou condições para um recenseamento eleitoral adequado e contribuiu para um processo eleitoral livre e justo.

A Conferência terminou com a assinatura da Declaração de Díli, que descreve as decisões tomadas pelos delegados e concluiu felicitando as autoridades de Timor-Leste “pela sua excelente organização” e com um voto de agradecimento “pelo acolhimento e hospitalidade dada a todos os participantes na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

Fonte: Site oficial do Governo de Timor-Leste

Categorias