Curso de Bacharelado em Humanidades debate “As Raízes do Conflito no Oriente Médio – A Causa Palestina”, nesta sexta-feira (01)

Data de publicação  28/07/2014, 14:11

Nesta sexta-feira (01), o curso Bacharelado em Humanidades debate “As Raízes do Conflito no Oriente Médio – A Causa Palestina”. O debate acontece às 16:30h, no auditório do Campus da Liberdade.

A ação é promovida pelo prof. Sebastião André Filho.

criança palestina e israel

Resumo

O debate “As Raízes do Conflito no Oriente Médio – A Causa Palestina” tem como objetivo discutir as origens das disputas violentas por territórios e fontes de recursos entre árabes palestinos e judeus. Considerado um dos mais sangrentos e duradouros conflitos do mundo contemporâneo, a gênese da rivalidade entre esses dois povos se iniciou no final do século XIX, no contexto do imperialismo europeu, que apoiou as pretensões da Organização Sionista Mundial (OSM) em ocupar a Palestina.

O embate entre Israel e a Palestina ocupou todo o século XX e o início do XXI. Durante esse longo cenário histórico de semeadura de ódio, a peleja favoreceu a construção de configurações sociais com forte apelo ao sentimento de identidade nacional, étnica e religiosa.

O debate abordará a trajetória social e política que possibilitou a criação do Estado judeu, bem como os sentidos e as representações que o norteiam. Discutirá, também, o significado da resistência do Povo Palestino no campo da justiça, da guerra e dos direito humanos, traídos por inúmeros acordos e promessas das potências ocidentais.