Unilab promove cerimônia de conclusão do curso de gestores escolares do Maciço de Baturité

Data de publicação  28/07/2014, 15:03

Na manhã do último sábado (26) aconteceu no Anfiteatro do Campus da Liberdade a cerimônia de conclusão do Curso de Extensão em Formação de Gestores Escolares do Maciço de Batúrité, uma iniciativa conjunta da Unilab e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O curso contemplou 225 pessoas, entre diretores, coordenadores e membros das equipes técnicas de escolas e secretarias de Educação dos 13 municípios do Maciço de Baturité, além de Guaiúba e Caridade. Participaram da cerimônia a reitora da Unilab, Nilma Gomes, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, a diretora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Maciço de Baturité (Crede-08), Jucineide Fernandes e a coordenadora do Observatório da Educação do Maciço de Baturité (OBEM), Sofia Lerche. Também participou a secretária de Educação de Redenção, Eliane Silva, representando os secretários do Maciço de Baturité.

Autoridades presentes na cerimônia

(esq. p/ dir.): Jucineide Fernandes, Jackson Sampaio, Nilma Gomes, Eliane Silva e Sofia Lerche.

O curso foi promovido pelo OBEM, que é um trabalho conjunto desenvolvido por equipes integrantes do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem, da Uece, e do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Unilab, agregando professores, pesquisadores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica das duas instituições. O projeto tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Cátedra UNESCO/UNILAB Educação e Inovação para Cooperação Solidária. Para a coordenadora do OBEM, Sofia Lerche, o diferencial do curso em relação aos que normalmente a universidade oferece é que ele foi desenhado a partir de um projeto de pesquisa. “Às vezes os projetos de pesquisa passam rapidamente nos municípios e escolas, as pessoas são entrevistadas, e depois os pesquisadores vão embora. A ideia do nosso processo de formação foi justamente deixar um pouco de nós em um curso de formação de gestores, que teve seu formato por meio de uma construção colaborativa”, explica.

Reitora da Unilab entrega certificados de Redenção

Reitora da Unilab entrega certificados dos concludentes de Redenção à secretária de Educação do Município, Eliane Silva

A reitora da Unilab, Nilma Gomes, destacou a relevância do projeto na região do Maciço de Baturité. “O OBEM cumpre, na minha perspectiva, o tripé da função da universidade pública; Ele é um projeto de pesquisa e formação, com forte eixo na formação de gestores e de professores das nossas redes públicas e de ensino; tem também como objetivo fazer pesquisa, um diagnóstico de aspectos da nossa educação; e também é um projeto de extensão, uma vez que vai além da universidade e dos grupos de pesquisa e envolve a comunidade”, afirma. O reitor da Uece, Jackson Sampaio, destacou em sua fala a necessidade de formação contínua. “Se no início do século XXI ainda se pensava na graduação como espécie de ponto terminal e, a partir daí, se ia trabalhar, hoje esse desafio é permanente, continuado, e é isso que também nosso trabalho de hoje representa. É necessária uma construção permanente do perfil do gestor das políticas públicas sociais”, declarou.

Concludentes dos municípios envolvidos receberam sua certificação na cerimônia

Os representantes de cada um dos municípios envolvidos no projeto receberam os certificados de conclusão do curso. Na ocasião, também foi lançado o livro “Educação e Território: contribuição para o debate na região do Maciço do Baturité-CE”, que contém 14 trabalhos do projeto. Entre os autores estão a diretora do Sistema de Bibliotecas da Unilab, Fátima Portela, o ex-reitor da Unilab, Paulo Speller, e o 1º pró-reitor de Graduação da Unilab, Jacques Terrien. Em breve será lançado outro livro com uma base de dados e relatórios específicos de cada um dos municípios.

Lançamento do livro e módulos utilizados no curso

Livro lançado e módulos utilizados no curso

Fátima Portela e Jacques Terrien estiveram entre os pesquisadores envolvidos no projeto