Troca de experiências marca visita à Unilab do reitor da UniLúrio, de Moçambique

Data de publicação  30/07/2014, 16:54
(esq. p/ dir.): Jorge Ferrão, reitor da UniLúrio; Nilma Gomes, reitora da Unilab; e Cássio Rúbio, pró-reitor de Relações Institucionais da Unilab

Um público formado por gestores, docentes, estudantes, técnico-administrativos e colaboradores da Unilab acolheu, na manhã desta quarta-feira (30), no auditório do Campus da Liberdade, o reitor da Universidade Lúrio, de Moçambique, e atual presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Jorge Ferrão. O encontro foi conduzido pela reitora da Unilab, Nilma Gomes, acompanhada do pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rúbio, e é fruto do acordo de cooperação firmado entre Unilab e UniLúrio, em outubro de 2013.

Jorge Ferrão em palestra à comunidade acadêmica presente

Sociólogo e diplomata, o reitor Jorge Ferrão ministrou palestra intitulada “Impacto da desnutrição crônica no desenvolvimento: o custo da desnutrição em Moçambique”, na qual tratou, entre outros pontos, sobre a relação entre desnutrição, pobreza e produtividade. Ferrão comentou ainda sobre sua experiência de estudo no Brasil e incentivou os estudantes moçambicanos presentes no evento a se engajarem ao máximo na experiência acadêmica e de mobilidade internacional que estão vivenciando na Unilab. Sobre as perspectivas de interação e cooperação entre as duas universidades, ele aposta na formação de novas lideranças que contribuam, a partir da produção de conhecimento, com o desenvolvimento dos países. “Nossa expectativa nas parcerias que temos feito é sempre quebrar barreiras e encontrar novos modelos de desenvolvimento e novas formas de liderança. Eu gostaria que a Unilab nos ajudasse a criar lideranças. É o que falta para Moçambique e para o continente africano e o que deve faltar para muitos países do mundo”, afirmou.

Na ocasião, alguns diretores de instituto presentes, como de Desenvolvimento Rural e de Ciências da Saúde, relataram experiências de atividades feitas pelos estudantes da Unilab em interação com a comunidade do entorno da universidade, em ações similares às realizadas pela UniLúrio. Além de serem instituições criadas recentemente, as duas universidades possuem áreas acadêmicas em comum, a exemplo das Ciências Agrárias, Ciências Naturais e Ciências da Saúde.

Artesanatos típicos de Moçambique e Brasil complementaram a troca cultural do encontro

No final do encontro, Jorge Ferrão presenteou a reitora da Unilab com capulanas, tecidos tradicionais de Moçambique, e com um exemplar do livro “Mandela – in celebration of a great life”, de Charlene Smith. A reitora Nilma Gomes, por sua vez, presenteou o convidado com artesanatos do nordeste do Brasil, entre eles pesos de papel feitos pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand. Na tarde deste mesmo dia, o reitor Jorge Ferrão visitou as obras do Campus das Auroras, seguindo posteriormente para a cidade de Belém, no Pará, onde participará do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. No congresso, o reitor da UniLúrio, a reitora da Unilab e o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, participam nesta quinta-feira (31) de uma mesa redonda sobre Universidade e Cooperação Sul-Sul.

A comunidade de moçambicanos na Unilab atualmente conta com 17 estudantes. Entre os docentes, estão os professores Luís Tomás Domingos e Carlos Subuhana, ambos do Instituto de Humanidades e Letras.

Reitor Jorge Ferrão e comunidade moçambicana da Unilab

Mais fotos em facebook.com/unilabbrasil