Reitora da Unilab participa do III Encontro Internacional de Reitores Universia

Data de publicação  31/07/2014, 14:15

logo.pt

A reitora da Unilab, profª. Nilma Lino Gomes, participa do III Encontro Internacional de Reitores Universia que acontece no Riocentro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nesta segunda e terça-feira, 28 e 29 de julho. Na oportunidade, foi assinado acordo de cooperação com o Grupo Coimbra de Universidades, o qual a Unilab faz parte, assim como com a Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e Universidad de Guanajuato (México).

foto universia

A rede Universia, que reúne as universidades de língua portuguesa e espanhola, organiza o encontro deste ano sob o tema “A Universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-América”. Universia é uma rede de universidades que agrupa 1.262 universidades de 23 países, representando um total de 16,2 milhões de alunos e professores. O encontro está analisado o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e o melhor modo de favorecer as relações entre universidades ibero-americanas e do resto do mundo.

Para profª. Nilma, “a participação da Unilab nesse encontro é importante para que a nossa universidade possa se tornar mais conhecida no contexto ibero-americano, bem como trocar informações e construir novas oportunidades de cooperação acadêmica com outras universidades. A internacionalização, a cooperação Sul-Sul com a África de língua portuguesa e Timor e a interiorização são aspectos que tornam a Unilab peculiar no contexto das instituições públicas de ensino superior dentro e fora do Brasil. Essa peculiaridade precisa ser mais divulgada e portanto a nossa presença em encontros internacionais como o Universia poderá ser uma interessante estratégia de divulgação do nosso trabalho”, disse ela.

u06

Foto: Assessoria/Universia

Em 2005, foi celebrado o I Encontro Internacional de Reitores em Sevilha, com a presença 500 reitores. Cinco anos depois, aconteceu em Guadalajara, México, o II Encontro Internacional de Reitores Universia com a presença de 900 reitores retomando suas conclusões da “Agenda de Guadalajara”.

A eleição do Rio de Janeiro como sede do III Encontro se realizou em consideração a comemoração dos 450 anos da fundação da cidade, em reconhecimento da importância e qualidade do sistema universitário brasileiro – com 220 universidades formando parte da Universia – e ao protagonismo e liderança crescente do Brasil no mundo.

Fonte: Universia