Reitora da Unilab participa do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (COPENE) e assina acordo de cooperação

Data de publicação  01/08/2014, 23:49

logo-copene

Nesta última quinta-feira (31), a  reitora da Unilab, profª. Nilma Lino Gomes, participou do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (COPENE), com o tema “Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-Raciais”, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento acontece de 29 de julho a 02 de agosto, com o objetivo de fortalecer o profissionalismo dos pesquisadores negros e institucionalizar essa temática.

Durante a mesa redonda, com o título “Cooperação Sul-Sul e produção do conhecimento: o lugar da universidade”, participaram da mesa o prof. Luis Jorge Ferrão, reitor da Universidade do Lúrio (UNILURIO), de Moçambique; prof. Paulo Gabriel Nacif, reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB); e a reitora da Unilab, profª. Nilma Gomes; na qual se discutiu o papel da universidade e a cooperação Sul-Sul.

Na oportunidade, foi assinado acordo de cooperação entre a Unilab e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). O acordo prevê ações de pesquisa, extensão e mobilidade envolvendo docentes e pesquisadores das duas instituições.

De acordo com o site do evento, “a ABPN constitui um dos órgãos fundamentais da rede de instituições que atuam na sociedade brasileira no combate ao racismo, preconceito e discriminação racial, com vistas à formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. A instituição congrega pesquisadores negros interessados em pesquisas acadêmicas em temas pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano e outros pesquisadores comprometidos com temas de interesse das populações negras no Brasil, África e Diáspora”.

Informações sobre o congresso, clique no link a seguir: COPENE 2014