Mestrado realiza primeira Aula Magna, ministrada pelo prof. Paulo Speller

Data de publicação  04/08/2014, 17:13
Professores (a): Albanise Marinho; Paulo Speller; Nilma Gomes; Fernando Afonso Junior; Rosalina Tavares; e Graciela Inês Muniz

Nesta segunda-feira (04), o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) realizou a primeira Aula Magna com o tema “A Unilab e suas diretrizes e Educação Superior”. A aula foi ministrada pelo prof. Dr. Paulo Speller, secretário de Educação Superior (SESu/MEC), que foi o primeiro reitor pro tempore da universidade.

Coordenadora do curso, profª. Juliana Ceslestino

Coordenadora do mestrado, profª. Juliana Ceslestino

O evento iniciou com a apresentação do mestrado pela coordenadora do curso, profª. Drª. Juliana Celestino, em que foram explanadas as linhas do curso, seus objetivos, assim como agradecimentos a todas as pessoas envolvidas na construção do projeto. Para ela, “a implantação dessa pós-graduação não foi iniciativa de uma ou duas pessoas, mas sim o trabalho de uma equipe, com a união de esforços de todos os institutos. Esse momento é uma vitória de toda a universidade e não apenas do MASTS”.

Em seguida, a mesa foi composta pela reitora da Unilab, profª. Drª. Nilma Gomes; o vice-reitor, prof. Dr. Fernando Afonso Ferreira; o convidado, prof. Dr. Paulo Speller; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), profª. Drª. Albanise Marinho; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), profª. Drª. Rosalina Tavares; e a representante da Assessoria da Proposta do Mestrado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), profª. Drª. Graciela Inês Muniz.

Vice-reitor da Unilab, prof. Fernando Afonso

De acordo com a profª. Graciela, “uma universidade de integração merece um mestrado interdisciplinar”. Já a prof. Albanise, em sua fala, manifestou sua satisfação em participar desse momento e deu boas vindas a todos os alunos, salientando que pesquisa se faz com dedicação e trabalho. O vice-reitor da Unilab, prof. Fernando Afonso, comemorou a Aula Magna como fruto de um trabalho que envolveu muitas pessoas, e anunciou que já está em andamento a aprovação de mais dois cursos. E a diretora do ICSA, profª. Rosalina Tavares, agradeceu a todas as pessoas que se dedicaram para a construção desse projeto, e que  “o instituto sente-se extremamente honrado por oferecer o primeiro mestrado da Unilab”.

Diretora do ICSA, profª Rosalina Tavares

Ainda de acordo com a profª. Rosalina, “a proposta do mestrado interdisciplinar, inicialmente, privilegia as áreas da Agronomia, Engenharia, Saúde e Gestão, que estimula o desenvolvimento de pesquisa sobre a relação homem-natureza. Nessa perspectiva, a sociobiodiversidade assume o papel de um componente importante para a gestão dos recursos naturais, contemplando o direito à preservação dos bens culturais imateriais e ao atendimento de demandas sociais.”

Secretário de Educação Superior (MEC/SESu) e primeiro reitor pro tempore da Unilab, prof. Paulo Speller

O prof. Paulo Speller iniciou sua fala destacando que esse é um momento importante e solene para a história da universidade. Para ele, “é um desafio criar um mestrado interdisciplinar e a Unilab está bem avançada, uma vez que em pouco tempo já tem um curso de pós-graduação stricto sensu. É um marco histórico a criação desse primeiro mestrado. A Unilab tem praticamente 100% de professores doutores e isso indica que iniciará uma ‘explosão’ da pós-graduação. É uma universidade nova, com apenas três anos, mas já tem uma história. Inicialmente, um grupo de diversos lugares se juntou compartilhando conhecimentos, e hoje, o rumo segue com novas pessoas, mas no mesmo objetivo.” Solenemente, prof. Paulo manifestou sua satisfação em estar presente na inauguração do primeiro mestrado da Unilab.

Reitora da Unilab, profª. Nilma Gomes

Na sequência, a reitora, profª. Nilma Gomes, falou dos desafios que acontecem no caminhar da universidade e destacou que o mestrado é mais um desafio. Segundo ela, “esse é um momento de consagração e contribui para consolidar a proposta da universidade. É gratificante estar presente nessa aula inaugural e ao mesmo tempo uma responsabilidade. Com foco em nossas diretrizes, caminharemos com mais segurança em nossos rumos”, disse ela.

Representante da Assessoria da Proposta do Mestrado, da UFPR, profª. Graciela Muniz

A Aula Magna foi transmitida, ao vivo, para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. E, após o encerramento, a profª. Graciela Muniz deu continuidade ao evento ministrando a palestra com o tema “Os desafios da pós-graduação interdisciplinar”.

Público presente na Aula Magna