Unilab tem primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por estrangeiro

Data de publicação  11/08/2014, 17:01
Estudante de Cabo Verde, Carlos Santos; e profª. Carla Susana Abrantes

Nesta segunda-feira (11), a Unilab teve a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por um estudante estrangeiro, de Cabo Verde, Carlos Manuel Ribeiro Santos, do Bacharelado em Humanidades (BHU).

Com conceito aprovado, Carlos apresentou o trabalho intitulado “A emigração temporária dos estudantes caboverdianos: ensino superior e ascensão social”. No TCC, procurou contribuir para uma melhor compreensão da história da emigração de Cabo Verde, em especial, da emigração temporária dos estudantes e da sua vivência no exterior. Ele analisou os motivos que têm levado os jovens estudantes caboverdianos a procurarem uma formação profissional fora do país, abordando as experiências dos estudantes no processo de adaptação social. Entre outras conclusões, destaca-se que o bom aproveitamento e a reciprocidade de conhecimento entre os estudantes brasileiros e estrangeiros consiste no saber dialogar e lidar com as diferenças entre as culturas.

A banca foi composta pela orientadora, professora Carla Susana Abrantes e pelos examinadores, os professores Carlos Subuhana e Joceny de Deus Pinheiro.

Carlos dará continuidade à sua formação acadêmica matriculando-se no curso de graduação em Sociologia que terá início em setembro/2014.